1ª Congresso Catequético em Jacaraípe

16 fevereiro, 2023

Aconteceu entre os dias 10 e 12 de fevereiro o 1º Congresso Catequético da Paróquia São Pedro, em Jacaraípe, Serra. O objetivo foi motivar os catequistas, seguindo como base o diretório catequético, os documentos da Igreja e da Arquidiocese de Vitória. Participaram deste momento formativo todos os agentes de: catequese infantil, catecumenato de jovens e adultos, crisma, batismo, círculo bíblico, pastoral familiar e aqueles que desejavam conhecer o trabalho.

Durante os três dias tiveram a presença e palestra da professora Irmã Lucia Imaculada, cnsb e da Irmã Luzia Maria do Espírito Santo ambas religiosas da Congregação de Nossa Senhora de Belém, fundada no Rio de Janeiro, por Madre Maria Helena Cavalcanti. Abaixo veja o currículo das religiosas.

Segundo o Diácono Rafael Medeiros, “o primeiro congresso catequético de nossa paróquia teve por objetivo motivar nossos atuais agentes de pastoral (catequistas) do segmento catequético e descobrir novas vocações para trabalhar com a iniciação cristã. As vezes, pensamos que não há nada de novo a ensinar à aqueles que já tem muito tempo de caminhada e caímos no “ócio evangelizador”, ou seja, esquecemos da grande força motriz que é o próprio Espírito Santo que nos conduz, renova, inspira, motiva e caímos no erro de “profissionalizar” os meios e métodos da evangelização”, conclui.

Ele também afirmou que seguiram na formação o que o diretório catequético, RICA, Catecismo orienta, entre outros documentos, assim como, as orientações da própria arquidiocese por meio dos bispos e segmento catequético arquidiocesano: “Mas, fizemos deste congresso um meio para recordar que é o Espírito Santo que nos motiva a desbravar novos meios, ou ainda, olhar para evangelização sempre como um caminho de renovação de nossa própria história, a luz de Cristo, numa igreja em saída”.

Confira o que foi trabalhado na programação:

10/02 – Comunidade Sagrado Coração de Jesus (sexta-feira)

Público Alvo: Noite dedicada para os coordenadores de qualquer pastoral do segmento catequético de nossas comunidades e coordenadores de comunidade.

  • Missa de abertura
  • 1º palestra: Evangelização e Catequese

11/02 – Sábado

Público Alvo: dia dedicado para todos os inscritos

Comunidade Santo Antônio

  • 2ª palestra: A identidade da catequese
  • 3ª palestra: Ser, saber e saber fazer do catequista

Comunidade São Francisco

  • 4ª palestra: Conhecendo nosso catequizando
  • 5ª palestra: O encontro catequético

Comunidade São Pedro

  • 6º Palestra: A espiritualidade do catequista
  • Missa e adoração
  • Noite com a juventude

12/02: Centro Pastoral (domingo)

Público Alvo: Dia dedicado para todos os atuais catequistas de todo o segmento catequético.

  • 7º palestra: A catequese de inspiração catecumenal
  • 8º palestra: Pedagogia de Jesus
  • Missa de encerramento

“A catequese é: uma tomada de consciência na fé; um testemunho de vida na esperança; um anúncio da salvação na caridade.” (Me. Mª. Helena Cavalcanti)

Currículos das Palestrantes

Irmã Lucia Imaculada, cnsb (Assistente Social, Pedagoga, Especialista em Ensino Religioso, Membro da Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã, Coordenadora da Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 1 da CNBB, Professora do Seminário S. José, Escola Diaconal Sto. Efrém, Instituto Superior de Ciências Religiosas, Membro da Sociedade Brasileira de Catequistas.)

Irmã Luzia Maria do Espírito Santo (Pedagoga, Professora nas Escolas de Fé da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Coordenadora do Núcleo Catequético Nossa Senhora de Belém, Dirigente do MEJ da Paróquia N. Sra. De Loreto/RJ)

Reflexão do diácono Rafael Medeiros

“Recordar os nossos próprios passos com Cristo, nos impele a buscar novos caminhos. Passar isso a diante para os nossos catequisandos, como uma igreja em saída, é o que nos recorda o documento Evangelii Gaudium: “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de ‘saída’, que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: ‘Vai; Eu te envio’ (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). A Jeremias disse: ‘Irás aonde Eu te enviar’ (Jr 1, 7). Naquele ‘ide’ de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova ‘saída’ missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.” (EG 20). Contudo, não adianta de nada querer ser, a qualquer custo,  uma igreja em saída, se não olharmos primeiro para dentro de nós e nos inspirarmos em sairmos de nós mesmo com um olhar cristocêntrico na vocação de ser catequista, voltando nosso olhar para o outro com o mesmo olhar de misericórdia com que Cristo olha para nós. Vamos aprendendo a olhar para o outro através de um caminho organizado e completamente inspirado por Deus. Somos discípulos daquele que olha para os seus discípulos e diz: “Tenho compaixão deste povo” (Mc 8, 1-2) e por isso, somos convidados a catequisar com o mesmo olhar que Cristo nos olhou.”

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook