A Pastoral da Comunicação (PASCOM) das Paróquias São José, Paróquia São Tiago Maior e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Guarapari, realizaram na tarde do dia 15 de agosto o 1° Retiro de Espiritualidade com seus agentes. O tema do encontro foi: Maria, modelo de Comunicadora. “Fazei o que Ele vos disser” Jo 2,5. O encontro aconteceu na Igreja Matriz da paróquia São Tiago Maior, local onde a coordenação achou mais apropriado.
Segundo os coordenadores, as equipes nasceram da nova realidade que a pandemia trouxe para as paróquias. E desde então essas equipes tem se desdobrado doando seu tempo e fazendo da melhor maneira. Muitos não tinham intimidade com a tecnologia, mas com muita força de vontade ajudam a fazer a diferença. “E para essa turma se manter firme nessa caminhada, que na maioria das vezes é muito desafiadora, pensamos em algo que pudesse nos abastecer, e depois de muita conversa e pedir a Deus que nos indicasse o melhor jeito para realizar isso, nasceu a ideia do Retiro”, afirmou Luciana, coordenadora da Pascom da paróquia São José.
O Pe. Pierre Mukabi, pároco da Paróquia São Tiago Maior, fez a acolhida aos pasconeiros, pedindo a intercessão de Maria. E destacou a importância da PASCOM em cada paróquia, para que a evangelização pelas redes sociais chegue a cada dia a mais pessoas e toque mais corações.
O casal, Marcelo Saraiva e Emanuelly (Pasconeiros da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Guarapari), estiveram presente compartilhando suas experiências de Pascom e puderam tirar dúvidas dos outros agentes. Falaram com muito carinho aos presentes da importância de estar em sempre em oração, e de não se preocuparem com quantidades de curtidas, mas com a quantidade de pessoas tocadas, evangelizadas e ajudadas pelas transmissões nesse tempo tão difícil.
Logo após os pasconeiros participaram da pregação e reflexão, com a Roberta Queiroz da Paróquia Sagrada Família – Guarapari, que iniciou sua pregação contando a história da imagem de Nossa Senhora da Comunicação e depois levou o grupo a vivenciar o tema do encontro, totalmente voltado para aquela que primeiro anunciou.
“Essa dimensão de sermos amados por Deus, desejados, queridos por Deus. Não pode se perder dentro de nós. Porque quando a gente perde essa identidade de filho querido e amado, qualquer coisa nos leva… E Maria reconhecendo-se essa mulher cheia de graça, ela assumindo sua identidade de filha amada de Deus, disse sim a Deus… E como disse a música (Teu sou), Quando de joelhos te olho, ó Jesus, vejo tua grandeza e minha pequenês. Mostra toda a nossa pequenês diante de Deus, mostra toda nossa necessidade de sermos humildes diante Daquele que é grande.” (trecho da pregação da Roberta Queiroz.)
Ao final da pregação os agentes foram direcionados a um momento de adoração, conduzido pelo Pe. Ermindo Rapozo, pároco da paróquia São José. O grupo teve a oportunidade de estar em oração num contato mais próximo com Jesus. O retiro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Pierre Mukabi, animada pelo Coral paroquial São José.
De acordo com o Edilson, coordenador da PASCOM da paróquia São Tiago Maior, o retiro foi um momento para se reabastecer e ainda afirma: “O retiro foi para mim, um momento de muito aprendizado e conhecimento, além de proporcionar um reencontro com Deus e Nossa Senhora. Na correria do nosso dia a dia muitas vezes não conseguimos vivenciar por completo que estamos transmitindo, foi um momento para nos reabastecer. Que possamos viver muitos outros encontros assim, “ afirma o jovem.
Para Luciana, coordenadora da PASCOM da paróquia São José, o retiro veio para completar o que faltava na caminhada e dar mais sabor ao servir, e ainda acrescenta: “Quando olho para a vida de Maria que assim como nós poderia ter dito não à Deus, e feito suas vontades e não as Dele. Quando vejo tudo o que Maria passou, mas com tanto amor, paciência e prudência viveu a vontade de Deus sem questionar. Quando penso como difícil foi ela se calar, vejo que o que faço é muito pouco, mas que mesmo assim Deus sem precisar de nós, nos escolheu e com muito amor cuida de nós e dos nossos. E esse tempo pandêmico tem provado isso todos os dias. O retiro veio para nos mostrar que sem Ele não podemos nada, mas com Ele tudo podemos e com a Mãe a interceder por nós e sendo o nosso exemplo de comunicadora, sempre nos reconheceremos os servos amados e queridos de Deus, e assim nossa caminhada será mais leve, pois sabemos que Ele caminha ao nosso lado”, conclui a coordenadora.
Para que o encontro acontecesse muitas pessoas foram envolvidas e com tanto amor também fizeram sua parte como evangelizadores, como comunicadores e esse é o cuidado de Deus para com os seus. O Sr. José Patriota da Paróquia São Tiago Maior, confeccionou 40 terços lindíssimos para as lembranças dos participantes do Retiro. Afinal um retiro com o Tema voltado para Maria, realizado no dia da Ascenção de Nossa Senhora, não poderia ser qualquer lembrança.
Para as equipes da PASCOM envolvidas nesse retiro, esse é apenas o primeiro de muitos que virão, pois acreditam que esse tipo de momento é importante para a vida pastoral, para alimentar e fortalecer. Acreditam também que é preciso estar sempre se atualizando, mas que precisam fazer isso também com o espírito, para que a vida espiritual esteja constantemente fortalecida e renovada. Pois só assim terão força para levar adiante a missão pastoral.
Acompanhe as redes sociais das Paróquias:
Paróquia São José:
https://www.instagram.com/paroquiasaojosedeguarapari
https://www.facebook.com/paroquiasaojosedeguarapari
Paróquia São Tiago Maior
https://www.instagram.com/pstiagomaior/
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
https://www.facebook.com/pnslguarapari