1º Simpósio de Liturgia: Celebrando os 60 Anos da Constituição Sacrosanctum Concilium

9 setembro, 2023

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2023, o Centro Católico de Estudos, situado na Rua João Batista Parra, Enseada do Suá, Vitória, acontecerá o 1º Simpósio de Liturgia, um evento que marca os 60 anos da promulgação da Constituição Sacrosanctum Concilium, terá como palestrante o Monsenhor João Alves Guedes, especialistas em liturgia, Esta iniciativa promete ser um marco importante para todos os interessados na liturgia e na fé católica.

A Constituição Sacrosanctum Concilium, promulgada durante o Concílio Vaticano II, trouxe transformações significativas na liturgia da Igreja Católica, buscando uma maior participação dos fiéis e uma compreensão mais profunda dos ritos e celebrações religiosas. O simpósio tem como objetivo refletir sobre essas mudanças e seu impacto na vida da comunidade católica ao longo destas seis décadas.

O simpósio promete ser um encontro enriquecedor para todos os participantes, incluindo sacerdotes, religiosos, leigos e interessados em liturgia. Será uma oportunidade única para aprofundar o entendimento da liturgia, compartilhar experiências e refletir sobre o papel da liturgia na vida da Igreja.

Não perca a oportunidade de participar deste evento único que celebra a liturgia católica e os 60 anos de uma das constituições mais influentes do Concílio Vaticano II. Inscreva-se agora e contribua para uma experiência enriquecedora de fé e conhecimento. Juntos, podemos aprofundar nosso entendimento da liturgia e fortalecer nossa comunidade de fé.

Você pode realizar sua inscrição clicando aqui. Para mais informações sobre o evento pode entrar em contato: 27 997272637 ou para o e-mail [email protected].

UM POUCO SOBRE MONSENHOR JOÃO ALVES GUEDES

Nasceu em Minas Gerais, filho de Domingos Moreira Guedes e de Maria Alves da Silva que foram pais de 14 filhos. Fez os primeiros anos de estudo em sua terra natal, São Sebastião do Maranhão e Diamantina. Cursou o ensino médio no Colégio Brasil, em Niterói-RJ, Filosofia em São Carlos-SP, Teologia na Escola Teológica dos Beneditinos no Rio de Janeiro. Ordenado Padre em Niterói, esteve em Roma nos anos 80 e 81 e na Universidade Federal de Salvador em 2001 e 2002. Sua especialidade é a Liturgia e Teologia Pastoral.

Na Arquidiocese de Niterói exerceu seu Ministério Sacerdotal como Reitor do Seminário São José, Vigário Geral, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e Pároco nas Paróquias da Ilha da Conceição, Cubango, Barreto, Rio Bonito e atualmente é Pároco da Paróquia de São Lourenço. Foi Vigário Episcopal dos Vicariatos Niterói e Rural, membro do Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral.

Obras Publicadas:

Entre as obras já publicadas destacam-se “Domingo, nascimento de uma nova criação” Ed. Ave Maria (São Paulo 2007), publicado também em dois países Itália e Colômbia, “Celebrando e Aprendendo na Catequese” Ed. Paulinas, (São Paulo 2007), várias publicações sobre a teologia, espiritualidade e praticidade do Rito da Missa, símbolos litúrgicos, a música como serviço e oração na liturgia, experiência celebrativa do Ritual a Iniciação Cristã de Adultos entre outros utilizados em cursos e formação diversos mas não publicados em editoras oficiais.

Recentemente escreveu a obra, “A Centralidade do Mistério Pascal nas Celebrações Litúrgicas” Ed. Intersaberes (Curitiba-PR 2018), para o Centro Universitário Uninter de Curitiba.

Foi Secretário Executivo e Presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil ASLI.

Atualmente, é Professor do Instituto Filosófico-Teológico São José, Diretor da Escola para a Formação da Cidadania e Bem Comum, Assessor de Liturgia do Regional Leste 1 da CNBB e Membro da Associação dos Liturgistas do Brasil e Professor de Teologia Litúrgica em Londrina Paraná.

Ultimamente, da formação e prega retiros para cleros de diversas dioceses do Brasil.

Títulos recebidos: Monsenhor Capelão Pontifício conferido pelo São João Paulo II, Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, de Niterói, de Rio Bonito e várias condecorações.

Datas e Horários:

  • 29 de setembro: Das 19h às 21h.
  • 30 de setembro: Das 7h30 às 19h, com a celebração da Santa Missa às 18h.
Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 14 abril
quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook