Colegiada de pastoral

5 maio, 2021

Na reunião da colegiada, (arcebispo, coordenador de pastoral, representantes de áreas pastorais e coordenadores de comissões), coordenada por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória e pe. Renato Criste, coordenador de pastoral, que aconteceu na manhã de hoje foi apresentado o projeto para as comemorações dos 25 anos do 13º CEN, Congresso Eucarístico Nacional realizado em Vitória em 1996. A proposta é de um tríduo de preparação e a solenidade comemorativa será junto à Festa de Corpus Christi, onde a depender do mapa de risco em cada região, poderá ser feita uma procissão com o Santíssimo Sacramento em carro aberto e sem público. Na ocasião serão recolhidos alimentos para as famílias necessitadas. A introdução do Tríduo contou com a colaboração do cardeal dom João Braz de Aviz, na época do 13º CEN bispo auxiliar de Vitória e coordenador do CEN. O departamento de pastoral sugere também a Semana Litúrgica que deve retomar o tema e as memórias do CEN: Eucaristia é vida para a Igreja.

Outro ponto da pauta foram as informações sobre o processo de instalação do Regional Leste 3, aprovado nas três instâncias da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: Regional Leste 2, Consep (Conselho Permanente da CNBB) e Assembleia Geral da CNBB. O GTE, Grupo de trabalho e estudo, foi criado e é composto pelos coordenadores de pastoral das (arqui)dioceses e o pe. Bruno Sá Rangel, canonista da diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Cabe ao GTE a preparação do estatuto e encaminhamentos necessários ao funcionamento. No próximo dia 25 uma nova reunião acontece com a participação do secretário do Regional Leste 2 e em pauta estão a sede, presidência e os desafio para as comissão estatutárias neste que será o menor regional da CNBB, composto por 4 dioceses, numa Igreja com características muito específicas e organização estrutural em pequenas comunidades de base (Cebs).

Áreas pastorais, comissões e vicariatos partilharam suas experiências pastorais com destaque para a Campanha Paz e Pão que está mobilizando toda a arquidiocese e movimentando outras entidades como sindicatos, ceramistas, associações médicas entre outros e a ação da comissão missionária que está arrecadando remédios para atender a Prelazia de Lábrea, uma vez que a atividade anual do barco-hospital não pode acontecer devido à pandemia.

No início da reunião, dom Dario agradeceu o empenho dos padres e os esforços para serem criativos neste tempo difícil de pandemia e incentivou-os a manterem o olhar no mapa de risco da Secretaria de Saúde do Estado  “para que a ânsia pastoral não faça esquecer os cuidados necessários dependendo da situação”. O Arcebispo também lembrou os padres e religiosas que faleceram vítimas de covid, os padres que testaram positivo, mas estão curados e pediu cuidado com a saúde incentivando a busca por atividades prazerosas juntamente às atividades pastorais como ponto de equilíbrio para enfrentar os desafios diários. Outros informes como a viagem ao Pará para visitar os diáconos transitórios e padres em missão, ordenações sacerdotais previstas para este ano.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook