2º dia do Oitavário

18 abril, 2022

Foto: Maria da Luz

A Área Pastoral Serrana da Arquidiocese de Vitória cuidou da liturgia da missa deste segundo dia do oitavário da Festa da Penha 2022 que tem como tema central “Saúde dos enfermos, rogai por nós”. O tema do dia de hoje (18) foi “Saúde do Corpo” e a presidência da Celebração Eucarística foi do padre Daniel Calil Mascalubo, Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião do Alto Guandu, em Afonso Cláudio. No oitavário crianças vestidas de anjos dançaram ao lado da imagem de Nossa Senhora da Penha enquanto entoava-se a ladainha.

Foto: Maria da Luz

Padres de várias paróquias da Área Serrana, além de seminaristas também participaram da Santa Missa. A acolhida ficou por conta da Paróquia Divino Espírito Santo, Santa Leopoldina. A Primeira Leitura (Atos 2, 14. 22-33) foi proclamada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima; o Salmo Responsorial (Sl 15) pela Paróquia Santana, Marechal Floriano; a Proclamação do Evangelho (Mt 28, 8-15) foi feita pelo diácono Olimpio Arques e as Preces da Comunidade pela Paróquia São Miguel Arcanjo.

Padre Daniel começou sua reflexão falando sobre os sentimentos descritos no evangelho: o medo e a alegria. O sentimento que levou as mulheres ao sepulcro sendo o medo da morte, da dor, do sofrimento, de tudo aquilo que nos separa de uma vida longa e feliz e ao mesmo tempo a alegria porque em um cenário de morte se encontrou a esperança com o tumulo estava vazio, aberto, com os lençóis dobrados do lado e o Senhor ressuscitado. Mesmo sem o terem visto, mas se alegraram por saber que Deus cumpriu sua promessa.

“E partindo então alegres elas se encontram com o autor da felicidade, a alegria em pessoa o próprio Jesus e nosso Senhor. A primeira ordem de Jesus é de se alegrar, apesar de tudo aquilo que ele passou. Se alegrem, porque ele está no meio de nós. E alegrando-se no Senhor nós não temos mais medo. Esse é o ímpeto que o Senhor nos coloca nesta Festa da Penha ‘Alegrai-vos e não tenham medo. Eu sou a saúde dos enfermos’. Essa confiança no Senhor nós precisamos ter porque o tempo pascal constantemente nos projetará no coração uma alegria que vai para além deste mundo”, afirmou o sacerdote.

Ainda em sua homilia ele destacou que nessa Festa da Penha saudemos nossa mãe, saúde dos enfermos, para que ela cure do nosso coração de tudo aquilo que nos afasta de Jesus e que apesar de termos vivido um longo período de medo (com a pandemia de Covid-19) possamos correr alegres para festejar e cantar os seus louvores.

“Nós precisamos durante todo esse período de Festa da Penha pedir a Nossa Senhora que interceda por nós, ela que é saúde dos enfermos, possa curar no nosso coração aquilo que nos causa medo que nos afasta do seu filho Jesus, que nos tira da graça da vida eterna, para que ele possa reinar no nosso coração e ser nossa eterna alegria, porque a alegria do Senhor é a nossa força”, concluiu.

Ao final da missa a Área Serrana prestou uma homenagem à padroeira do Espírito Santo com jovens que subiram ao altar, com trajes típicos da cultura alemã e cada um levou um dos símbolos da região (água, mudas nativas, enxada, verduras e frutas, flores, cruz e terço) representando a importância de cuidar da saúde do corpo, zelando por este templo do Espírito Santo com sabedoria e educação.

Depois de depositaram aos pés da imagem de Nossa Senhora da Penha estes itens fizeram alguns passos de dança sternpolka. Frei Gustavo Medella agradeceu a Área Serrana e afirmou que deram uma “lição prática de que nosso corpo também é fonte de expressão e louvor a Deus”. Na programação noturna deste segundo dia tem Benção para os casais com padre Renato Criste e Comunidade Agua Viva, às 19h30.

Nesta terça (19), terceiro dia do oitavário, o tema será “Saúde emocional”. Na programação às 7h, 9h, 11h ocorrem Missas presenciais no Campinho; às 14h, o Programa Salve Mãe das Alegrias; às 15h30, devocional oitavário e às 16h, Santa Missa com a Área Pastoral Cariacica/Viana. Na programação noturna, às 18h tem Apresentação da Camerata Vale Música e às 19h30, pregação e Bênção com Pe. Patrick Fernandes.

Veja vídeos da homenagem:

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por