2º Retiro de Espiritualidade PASCOM

14 setembro, 2022

A pastoral da Comunicação (PASCOM) das Paróquias São José e São Tiago Maior, na cidade de Guarapari, realizou na tarde do dia 15 de setembro o 2º Retiro de Espiritualidade com seus agentes. O tema do encontro foi: Marta, Maria e eu. “O trabalho de Marta e a oração de Maria.” O encontro aconteceu na Comunidade Bom Jesus e contou com a ajuda de toda a comunidade e a presença do Coral paroquial São José.

No ano passado o encontro contou com a presença de 16 pasconeiros, esse ano estiveram presentes 43. Para os coordenadores é muito gratificante que esse número tenha crescido, pois mesmo após a pandemia, o evangelho precisa continuar sendo comunicado.

A primeira palestrante da tarde foi a Rosimara Marinho, jornalista católica e fundadora do Blog Tudoemara. Rosimara falou da importância do Instagram e como utilizá- lo na evangelização nas comunidades e paróquias. A palestrante deu algumas dicas e interagiu com os pasconeiros, tirando suas dúvidas. Para finalizar sua palestra deixou uma frase para os pasconeiros: “Feito é melhor do que perfeito que não sai do lugar.”, incentivando a servir com o que cada pasconeiro tem a oferecer.

Logo após, os pasconeiros participaram da pregação e reflexão com a Adma Moreira da Missão Ana, falando sobre o tema do encontro. Durante toda a pregação ela destacou que não dá pra viver uma vida de trabalho sem uma vida de oração e ainda completou: “Ninguém vai chegar ao céu, ninguém vai desempenhar um bom papel de evangelizador se não tiver uma vida de oração.” “…O que vem primeiro é a oração, a nossa oração nos leva a trabalhar para Jesus Cristo.” Destacou ainda que ao contemplar essa passagem do evangelho, ela consegue ver que o trabalho de Marta era fundamental, afinal estava recebendo o Mestre em sua casa, mas que mesmo trabalhando, ela poderia ter contemplado tudo o que Jesus dizia ali e feito de seu trabalho uma oração.

Durante o intervalo, o Padre Pierre, pároco da Paróquia São Tiago Maior, esteve presente e iniciou a segunda parte do encontro falando da importância e responsabilidade de cada agente na evangelização, em seguida deu sua bênção aos pasconeiros.

O seminarista Arthur Varanda, também esteve presente e conduziu a última parte do retiro. Iniciou com a dinâmica do Cego e o acompanhante, fazendo com que os pasconeiros vendados fossem conduzidos pelos seus parceiros até a igreja pelo som da voz de seu colega, mostrando a importância de sermos guiados pela voz de Deus. Em seguida iniciou sua pregação que teve como tema: “A importância do comunicador para a Igreja e a oração na vida do comunicador”. De maneira muito descontraída, ele levou os pasconeiros a refletirem a importância da escuta com o coração para o servir, citando trechos da Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações.

O Retiro foi encerrado com Adoração ao Santíssimo e Celebração da palavra com o Seminarista Arthur.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 3 outubro
quarta-feira 5 outubro
sábado 8 outubro
domingo 9 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook