30 anos da visita do Papa

11 outubro, 2021

Neste dia 19 de outubro a Arquidiocese de Vitória celebra os 30 anos da visita do Papa João Paulo II – hoje São João Paulo II – ao território de nossa Igreja particular e nossa capital. Para marcar esse momento histórico será realizada uma programação, em que o ponto alto será na terça-feira, dia 19, às 18h, com uma missa na Catedral Metropolitana de Vitória em Ação de Graças e comemoração por essa visita especial.

De acordo com padre Rodrigo Chagas, Coordenador de Liturgia da Arquidiocese de Vitória, essa programação se estende com a paróquia São Pedro Apóstolo, onde a Matriz é dedicada a São João Paulo II. A paróquia também se reúne para celebrar estes 30 anos uma vez que o Papa João Paulo II visitou a região de São Pedro, em Vitória, há 30 anos o que mudou a história do bairro após a sua visita, tanto na parte estrutural quanto econômica.

“No dia 19 a gente celebra os 30 anos da missa campal que ele celebrou no até então Aterro da Conduza, em Vitória, e que hoje chama Praça João Paulo II, popularmente conhecida como Praça do Papa. Inicialmente a ideia seria um evento na Praça do Papa, mas vamos celebrar na Catedral, na Igreja mãe da Arquidiocese, devido a situação de pandemia que estamos vivendo, junto com o Arcebispo. Todos os padres estão sendo convidados para estarem nessa Celebração Eucarística e todo o povo de Deus”, destaca padre Rodrigo.

Esta missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e também pela Rádio América. “Desejamos que o povo participe conosco seja presencialmente, virtualmente, ouvindo pela rádio, mas que estejam compartilhando conosco essa alegria que a Arquidiocese viveu. ”

Programação em São Pedro    

Na programação da Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro São Pedro, está a realização de um tríduo começando no dia 19 e se encerrando em 22 de outubro com a celebração da solenidade do Padroeiro. Com o tema “O amor me explicou tudo”, no dia 19, às 18h30, uma carreata vai sair da Comunidade Nossa Senhora Aparecida com a imagem de São João Paulo II. Às 19h30 uma missa será presidida pelo pároco padre Paulino.

Na quarta-feira (20), às 18h30, tem oração do terço e às 19h30 terá a Santa Missa celebrada pelo padre Anderson Gomes, que já foi pároco nesta paróquia. Na quinta-feira (21), tem oração do terço às 18h30 e às 19h30 a Santa Missa será celebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, padre Jorge Campos. Na sexta (22), dia do padroeiro, às 18h30 terá a oração do terço e às 19h30 a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos.

Paróquia dedicada a São João Paulo II

A região da Praia de Itaparica, em Vila Velha, tem desde 18 de maio de 2015 uma paróquia dedicada a São João Paulo II. A sede paroquial está localizada na comunidade Imaculada Conceição, na Avenida Saturnino Rangel Mauro, 226. O pároco é padre Arlindo de Moura Melo.

A Paróquia é composta por quatro comunidades: além da matriz Imaculada Conceição, no Bairro Praia de Itaparica, existe a Nossa Senhora da Paz, no bairro Praia das Gaivotas; Santa Mônica, no bairro Santa Mônica e Cristo Rei, no bairro Jockey de Itaparica. A festa do Padroeiro é celebrada em 22 de Outubro e a data foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.

No dia 22 de outubro é celebrada a festa de São João Paulo II, que foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1978 e 2005 e ficou conhecido como “Apóstolo da Misericórdia”, sendo considerado um dos líderes mais influentes do século XX. Chamado em seu nascimento de Karol Jósef Wojtyla, São João Paulo II nasceu em uma pequena cidade da Polônia em 1920 e morreu no ano de 2005.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 5 dezembro
sexta-feira 8 dezembro
sábado 9 dezembro
domingo 10 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook