30 anos de padre Pierre

21 agosto, 2021

No dia 01 do mês de agosto de 2021, a Paróquia São Tiago Maior em Setiba, Guarapari, juntamente com os seus paroquianos, comemorou com grande alegria o Aniversário de 30 anos de Sacerdócio do Pároco, Padre Pierre. Há quase 20 anos segue na orientação espiritual da população da região Norte do município de Guarapari.

Mukabi Misik Senga Pierre, nascido aos 01/05/1958 em IPAMU, República Democrática do Congo. Filho de Mukabi IlunsangValere e Babe Hubertine Nangwal, aprendeu com os pais o amor e o cuidado pela Santa Igreja Católica. Criado nessa doutrina, despertou o interesse em servir de maneira mais profunda e oficial a essa Instituição. Ingressou no seminário Escolasticat Eugêne de Mazenod em 1987 ,como Leitorato, (que é o Ministério de serviço concedido a leigos para se tornar auxiliar na liturgia, se tornando oficialmente um leitor da igreja), e Acolitato( ministério dado pela igreja, a seminaristas e leigos para auxiliarem o sacerdote no altar e distribuição da Eucaristia) em 1988, no mesmo seminário.

Ordenado Diácono em 07 de outubro de 1990. Em 01 de agosto de 1991, recebeu a ordem sacerdotal na Catedral Notre Dame do Congo, pelas mãos do Cardeal Arcebispo Monseigneur, pertencente ao clero religioso na Instituição dos Oblatos de Maria Imaculada (O.M.I)e justifica a devoção, carinho, e dedicação desse padre à Nossa Senhora, Mãe de Jesus.

Recentemente ordenado, cheio do Espirito Santo, movido pelo desejo de evangelizar, chegou ao Brasil em fevereiro de 1993, na cidade de São Paulo, onde dando continuidade à sua formação acadêmica, ingressou no Mestrado e de imediato no doutorado em Filosofia pela PUC(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Em sua experiência Pastoral, passou por algumas dioceses do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, e finalmente Espírito Santo, onde permanece até os dias atuais. Além dos trabalhos pastorais, pelo  grande fascínio que tem por aprender coisas novas, trabalhou como professor em algumas instituições de Ensino Superior como: FIPAG faculdade Padre Anchieta de Guarapari, Faculdade Doctum campus Guarapari, Faculdade J.Simões, Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória­-ES, Escola Diaconal da Arquidiocese de Vitória, InstitutNkol’Abi de KIMPUTU , Instituto de teologia, Diocese de Santo André, SP .

Podendo contar também em sua vasta experiência acadêmica, uma publicação Bibliografica: PIERRE, M. M. S. Nicolau Maquiavel, Filósofo e político Confrontado. Chegou ao Espírito Santo no ano de 2000, assumindo a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Viana, na Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, onde atuou como Pároco até agosto de 2004. De agosto a dezembro de 2004, atuou como auxiliar dos padres Sacramentinos, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Em 2005 assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Conceição no município de Alfredo Chaves. Em 2006, como padre auxiliar na paroquia Nossa Senhora da Conceição em Guarapari.

Em 27/012/2006, tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Santa Mônica, onde esteve à frente dessa paróquia até o dia 17 de fevereiro de 2017. Aqui vale abrir um parêntese, para um histórico de um padre, que chegou a uma paróquia nova, sem Sede da igreja paroquial, sem casa paroquial (sem terreno para se construir), e com a Igreja Povo, dispersa e desmotivada. Esse era o retrato da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em 2007.

Um homem estrangeiro, com limitações no domínio da língua Portuguesa (na época), negro, aspecto físico frágil, de poucas palavras.  Tanto o cenário apresentado a ele (pároco), pelas deficiências e dificuldades apresentadas na realidade daquela paróquia, quanto aos paroquianos, por causa das supostas limitações físicas apresentadas por ele, causava desconfiança a ambos os lados.

Mukabi Misik Senga Pierre, de maneira suave e harmoniosa, conquistou a confiança do povo de Deus, trazendo o de volta às missas e celebrações, organizou de forma administrativa e pastoral os setores de trabalho da paróquia, delegou funções e responsabilidades aos paroquianos, acreditando no potencial e capacidades de cada um, respeitando suas individualidades e limitações. Ergueu os templos onde estes não existiam, iniciou os trabalhos para a construção da Igreja paroquial de Nossa Senhora de Lourdes (um projeto de edificação Predial, jamais imaginado para aquela região). Mostrando uma visão futurista, possível de acontecer em qualquer tempo e lugar, e ao povo, que bastava acreditar no poder de Deus e em sua força e capacidade, para realização de qualquer projeto.

Hoje olhando o passado de quase 3 décadas, conclui se que aqui no Brasil é se deu a formação sacerdotal do padre Pierre, aqui transpondo os obstáculos e superando os desafios. Muitas vezes vencido, e esgotado por tantas dificuldades, como: domínio da língua, racismo, preconceitos, ausência dos familiares, foi se fazendo forte a cada dia, se moldando às necessidades do momento, contando com apoio de amigos e irmãos no sacerdócio, foi se construindo, o Padre Pierre de hoje, de tantos amigos e paroquianos, sem perder as origens dos ensinamentos de sua base familiar, sob a força do Espirito Santo de Deus e a proteção de Maria Santíssima.

Hoje a paróquia São Tiago Maior, agradece a Deus pela vida, pela saúde, perseverança e coragem do seu Pároco Padre Pierre, que com uma boa bagagem de experiência, e ainda muito disposto para os trabalhos pastorais, vem propiciando o crescimento espiritual e físico dessa Nova Paróquia a Ele confiada.

DEUS SALVE A SUA VIDA, PADRE PIERRE!!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 26 janeiro
sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por