30 Dias para a Devoção: Prepare-se para a Festa da Penha 2024

1 março, 2024

A contagem regressiva para o evento mais aguardado pelos capixabas chegou: faltam exatos 30 dias para a Festa da Penha 2024. Este ano, a edição 454 das homenagens à padroeira do Espírito Santo acontecerá entre os dias 31 de março e 8 de abril, prometendo uma programação repleta de fé, devoção e diversão para os romeiros e devotos.

Para que todos possam se preparar para essa celebração tão especial, a Comissão Organizadora divulgou nesta sexta-feira (1) a programação das romarias e Missas do Oitavário, além de reforçar as atrações já confirmadas no evento.

O Oitavário, cujo tema deste ano é “Ó Vem Conosco, Vem Caminhar”, traz consigo uma série de missas que acontecerão diariamente de domingo (31 de março) a sábado (6 de abril) no Campinho do Convento, sempre às 16 horas. No domingo, dia 7 de abril, a missa será realizada no Parque da Prainha, às 17 horas, marcando o último dia do Oitavário ao término da Romaria das Mulheres. Essa celebração será seguida pela apresentação musical católica de Thiago Brado, conforme anunciado anteriormente pela Comissão Organizadora. Já na segunda-feira, dia da Padroeira, a Missa de Encerramento da Festa está marcada para as 16h45 no Parque da Prainha.

Entre as romarias mais esperadas está a Romaria dos Homens, que neste ano completa 69 anos. Agendada para o sábado (6), terá início com a missa de envio diretamente da Catedral Metropolitana de Vitória às 18 horas, seguida pela bênção de saída da Romaria às 19h. A missa de encerramento da Romaria dos Homens receberá os romeiros no Parque da Prainha às 23 horas.

Todos os coordenadores de romarias já receberam a confirmação dos horários, datas e locais de seus eventos e já começaram a divulgação entre os romeiros. A programação completa será divulgada nos próximos dias, como afirmou Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha, com ampla divulgação na imprensa e nas redes sociais.

O tema das homenagens à padroeira este ano, “Ó Vem Conosco, Vem Caminhar”, inspirado na canção “Pelas Estradas da Vida”, reflete a mensagem de que nunca estamos sozinhos. Essa música, popular nos anos 90, ilustra perfeitamente a convocação do Papa Francisco para percorrermos um caminho rumo ao Sínodo, que se estenderá até outubro de 2024. A Sinodalidade, conceito central desse processo, representa o esforço coletivo e contínuo de aprendermos a caminhar juntos como irmãos e irmãs, e Maria nos ensina esse caminho.

A Festa da Penha 2024 é uma realização da Arquidiocese de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, contando com o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Regional Leste 3. Este evento, que está entre as três maiores festas marianas do Brasil e é o maior do Espírito Santo, chega à sua 454ª edição.

A programação das Missas do Oitavário e das romarias, juntamente com as atrações confirmadas, prometem uma Festa da Penha 2024 repleta de momentos de fé, devoção e celebração, unindo romeiros e devotos em uma experiência única e especial.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook