3º encontro da Pastoral da Acolhida

5 agosto, 2023

Neste sábado (05) aconteceu o 3⁰ Encontro da Pastoral da Acolhida da Arquidiocese de Vitória, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, Vitória. Organizado pelo Departamento Pastoral da Arquidiocese, o objetivo deste momento foi estimular a organização desta pastoral dentro das paróquias e também trabalhar a espiritualidade desses agentes para que a acolhida não seja apenas o fato de entregar papel ou receber na porta da Igreja e sim implicar um cuidado contínuo com os irmãos. 

Cerca de 100 agentes de todas as áreas pastorais da Arquidiocese participaram deste encontro que teve como tema “A espiritualidade do Bom Pastor em nosso acolher”, impulsionando os participantes a seguirem a sua missão assim como Jesus Cristo: aquele que cuida, aquele que guarda, aquele que guia e aquele que ouve. 

A palestra da manhã foi conduzida por Abadias Pereira, pedagoga e Assessora da Catequese Paulina: “a acolhida sempre foi um grande desafio para a Igreja e até por conta desse desafio ela se colocou como uma pastoral. Então eu gostaria de levar os participantes, aqueles que já atuam na pastoral, que eles encontrem a razão deste sentido, do acolher ao outro, sobretudo nesta igreja em saída que o Papa Francisco aí tem pontuado pra nós”. 

Andrea Vieira, que faz parte da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Acolhida, afirma “que é a porta de entrada, e ali que agente está para dar um sorriso para as pessoas, porque às vezes a pessoa vem de casa e está precisando só de um sorriso e ali a gente está pra Acolher e alegrar, então é a cara da igreja católica, a igreja e alegria, e nada melhor do que a equipe de acolhida e hoje falamos da espiritualidade do Bom Pastor”. 

Sobre a importância de encontros como este, Elisa Avancini, que faz parte da Pastoral da Acolhida da Comunidade Bom Pastor – Praia da Costa, destacou a necessidade de renovação: “estamos sempre em construção, buscando o melhor servir e nosso objetivo é servir a Deus através do nosso semelhante e é aqui que a gente recarrega a bateria e é muito bom”. 

Um ponto alto do encontro foi a chegada do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, que fez uma fala e depois foi homenageado pelo Dia do Padre (celebrado em 04 de agosto). Ele afirmou que ficou muito alegre com a presença maciça das pessoas que querem descobrir o valor da Pastoral da Acolhida e sobretudo compreender o valor de ser o primeiro abraço, o primeiro olhar, o primeiro carinho de Deus na vida de  pessoas que muitas vezes saem de suas casas marcadas por tantas dificuldades diárias. 

“A Pastoral da Acolhida já nasce como uma Igreja em saída. Quem sabe nós não somos provocados pela necessidade deste tempo? Pela força da graça da palavra e a unção do espirito pra ir além? Uma pastoral da acolhida missionária, que vai às casas e recupera as pessoas. Ir ao encontro daquele que já foi nosso, mas não está mais conosco, ou ir ao encontro daquele que ainda espera a visita de Deus por meio dos irmãos e irmãs. Que Deus abençoe a Pastoral da Acolhida que é sinal da graça e da bênção do Senhor em nossa arquidiocese”. 

 

Confira alguns registros:

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook