3º retiro de espiritualidade Pascom

3 outubro, 2023

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) das Paróquias São José e São Tiago Maior, na cidade de Guarapari, realizou no dia 03 de setembro o 3º Retiro de Espiritualidade com seus agentes. O tema do encontro que aconteceu em Setibão – Guarapari foi: “Com Maria, ver, levanta(-se) e ser Luz”.

No ano passado o encontro contou com a presença de 43 pasconeiros. Já neste ano estiveram presentes 61. O número de agentes da PASCOM nas duas paroquias tem crescido e para os coordenadores é fruto de muito trabalho e zelo com a comunicação de nossa igreja. Um casal da paróquia São Tiago Maior cedeu o espaço com muito carinho para a realização do retiro.

Tudo foi preparado com muito zelo e amor, para que cada agente, ao entrar naquele lugar, sentisse o cuidado e carinho para recebê-los. O Exército de Maria (Movimento Sacerdotal Mariano) foi quem recepcionou e fez a abertura do retiro rezando o Cenáculo de Maria com os agentes da PASCOM.

Em todos os detalhes era possível sentir o cheiro de rosas, no ambiente, na decoração, nas lembranças, nos terços recebidos. Era importante que cada agente fosse estimulado a vivenciar uma experiência de intimidade com Nossa Senhora.

A primeira palestrante foi Sandra Garcia, serva do grupo de Oração São Paulo da Paróquia São José.  O tema trabalhado por ela foi “O ver de Maria na Anunciação”, levando a uma profunda reflexão sobre o sim de Maria e a nossa responsabilidade como filhos dela, na anunciação da palavra de Deus na igreja e em nossas vidas.

Juliano, seminarista do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, foi o segundo palestrante. Com o tema “O ver de Francisco de Fátima”, ele levou os agentes a uma experiência do servir, trazendo a importância de estarmos dispostos aos nossos chamados e a nos colocar à disposição do próximo.

Em seguida Luiz Filipe, da Paróquia São José, trouxe o tema “A experiência pessoal do ver”, ainda refletindo sobre Francisco Marto e a importância da espiritualidade na vida do Pasconeiro.

A última pregação ficou por conta da Rita, serva da Missão Ana com o tema: “O desafio do levanta-se e como Maria sermos portadores da luz”. De forma dinâmica levou os pasconeiros a refletir sobre a importância de assumir seu chamado todos os dias e, a exemplo de Maria, ter coragem de dizer sim e levantar-se mesmo na falta de tempo, na correria de todos os dias.

O Retiro foi encerrado com Celebração da Palavra com a participação dos agentes presentes.

 

Confira alguns registros deste dia:

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook