Missa dos Mártires em Cariacica

3 novembro, 2022

No próximo domingo (06) acontece a Santa Missa em honra aos Mártires da Caminhada, organizada pela Pastoral Operária da área de Cariacica-Viana. A missa acontecerá na Comunidade Matriz Sagrado Coração de Jesus, no bairro Itaquari, em Cariacica, às 18h.

A missa será celebrada pelo Pe. Vitor César Zille, pároco da própria paróquia.

Celebração da Missa dos Mártires, em 2021, na Comunidade Sagrada Família, em Santana, Cariacica.


Como destacou Kátia Mariano, representante
da pastoral na área Cariacica-Viana, a celebração é anual e renova a memória do testemunho de vida de homens e mulheres que se doaram por completo à causa do Reino.

“Pessoas que, por sua caminhada e luta contra sistemas de morte e opressão, derramaram seu sangue pelas causas dos trabalhadores, na defesa do meio ambiente, das questões indígenas, da justiça e outros”, destacou ela.

Para a Pastoral Operária é impossível esquecer de Santo Dias da Silva, sindicalista, operário e membro da pastoral em São Paulo, assassinado em 30 de outubro de 1979 após comandar um piquete de greve por melhores condições de salário em Santo Amaro. Como na data do último dia 30 foi realizado o 2º turno das eleições, a missa foi transferida para o próximo domingo.

Em solo capixaba, também lembramos do exemplo profético do Padre Gabriel Maire, o Gaby, francês que veio ao Brasil em 1980, e atuou por muito tempo em Cariacica, com intensa participação nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), incentivando a organização popular como forma de mobilização para garantia de direitos, dignidade e qualidade de vida.

Como consequência de seu ativismo, recebeu várias ameaças de morte, sendo assassinado em 23 de dezembro de 1989. O crime prescreveu em 2017, sem que os mandantes fossem identificados e punidos.*

“Eles são lembrados como Mártires da Caminhada, como aqueles e aquelas que com voz profética, impulsionaram a construção de uma nova sociedade de Justiça e Paz”, acrescentou Kátia.

 


Texto: Marcus Vieira, com colaboração de Kátia Mariano

*Informações do portal Século Diário

 

 

 

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook