Caminhada da juventude Franciscana

25 julho, 2023

Nos dias 29 e 30 de julho acontece a 11° edição da Caminhada Franciscana da Juventude. Frei Augusto Luiz Gabriel explica como será o evento:

No próximo final de semana, a cidade de Vila Velha, no estado do Espírito Santo (ES), acolhe a 11ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ). É a primeira vez que este evento será sediado em terras capixabas. Num percurso composto por subidas, descidas e até um trecho pela areia da praia, os jovens serão convidados a trilhar um caminho marcado pela fé em direção ao Convento de Nossa Senhora da Penha, principal cartão postal do Espírito Santo. O evento começa no dia 29 às 6h e termina às 14h do dia 30 de julho.

O tema desta edição foi inspirado na Festa da Penha deste ano e na proposta do Ano Vocacional da Igreja do Brasil e da Província: “Com Francisco e Maria, chamados a caminhar!”. A CFJ é um evento voltado prioritariamente para jovens. A proposta é que ela seja um retiro itinerante, onde o participante realiza um encontro com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a natureza. Esta iniciativa é pensada e promovida a partir de elementos da espiritualidade cristã e franciscana, mas também é aberta a pessoas de outras religiões. Ela é também uma grande oportunidade de animação vocacional, bem como de vigor e entusiasmo para os grupos de jovens locais e paróquias acolhedoras.

Segundo os frades franciscanos responsáveis pela Evangelização com as Juventudes da Província da Imaculada Conceição do Brasil e pela organização do evento, espera-se mais de 300 jovens oriundos dos cinco estados onde a instituição se faz presente: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Porém, jovens de outros territórios também participam.

Após a acolhida, credenciamento e oração inicial o percurso da caminhada começará pela praia. Para Frei Gabriel Dellandrea, um dos organizadores da CFJ, a praia reserva muitas belezas e é também um espaço de diversão, contemplação e paz. “Assim como as águas do mar encontram a areia no seu vai e vem, nos caminhos da vida, também vamos encontrando o Senhor. O caminho será de recordação da própria vida, de perceber os acertos e erros. Às vezes o caminho é mais difícil, mas sempre tem alguém do lado para ajudar”, adiantou.

Durante os aproximadamente 25 quilômetros, entre um trajeto e outro, os participantes farão breves paradas para descanso, reflexões e para alimentação, como na Igreja da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que ainda está em construção. Neste local, os jovens serão convidados a refletirem sobre o encontro de Francisco de Assis com o Crucificado e com a reconstrução da Igreja do tempo do Santo de Assis que estava em ruínas.

Ainda no primeiro dia, já no período da tarde, a programação contempla a subida ao Morro do Moreno. Observando a grandiosidade da criação, os jovens serão convidados a ampliar sua visão na contemplação dos horizontes: da vista e da vida. Já no Santuário Divino Espírito Santo, os jovens serão recebidos pelas famílias acolhedoras e haverá um breve momento de reflexão e adoração sobre o Jubileu dos 800 anos do Presépio de Greccio, festividade que a Ordem Franciscana celebra neste ano. “Neste primeiro dia da caminhada encontraremos três momentos importantes da vida de Cristo da qual contempla Francisco: a Cruz, a Encarnação e a Eucaristia”, frisou Frei Gabriel.

No domingo (30), a caminhada retoma a partir das 7h com saída do Santuário do Divino Espírito Santo até na entrada do Convento da Penha. Neste local haverá a concentração para a subida ao Convento e a distribuição de terços. Assim como Frei Pedro Palácios propagou a devoção mariana aos devotos de Nossa Senhora da Penha, os jovens serão convidados a rezar com Maria.

Já aos pés do Convento da Penha, no Campinho, será realizada a Missa de Encerramento. Presidida pelo recém ordenado presbítero, Frei Gabriel Dellandrea, a celebração será concelebrada pelo Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella e terá transmissão pelas redes sociais do Convento da Penha e da Província Franciscana. Por fim, a 11ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude terminará na centenária Igreja do Rosário, marco importante não só pela história, mas para a devoção.

O evento poderá ser acompanhado pelo site franciscanos.org.br, pelas redes sociais da Província e das Juventudes da Província.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook