50 anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade

2 outubro, 2023

O GED Vitória (Grupo Executivo Diocesano) se reuniu, na noite do último sábado (30), para celebrar os 50 Anos do Movimento de Cursilhos de Cristandade na Arquidiocese de Vitória. A celebração eucarística foi realizada na comunidade matriz da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Coqueiral de Itaparica, e foi presidida por Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. 

Além dos representantes do GED, o Assessor Eclesiástico do Movimento de Cursilho de Cristandade, Padre Claudio Alves Moreira, também esteve presente na celebração e concelebrou juntamente com Padre Abel de Andrade, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, e o Vigário, Padre Osmar Braido.

O MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE

Palavra vinda do espanhol “cursillos”, que significa “pequeno curso”, “cursinho”. É um Movimento Eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana criado por leigos e orientado para leigos, que desde o seu nascimento, em 1944, na Ilha de Palma de Maiorca (Espanha), mostrou-se sempre fiel aos ensinamentos do Magistério.

Seu carisma consiste no anúncio querigmático da mensagem cristã às pessoas que participam, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas.

O Movimento chegou ao Brasil na Semana Santa do ano de 1962, e em 1973 foi realizado o primeiro Cursilho na Arquidiocese de Vitória.

ESTRUTURA DIOCESANA

O Grupo Executivo Diocesano (GED) Vitória coordena o Movimento de Cursilhos na nossa Arquidiocese. Esse grupo possui um Coordenador, um Vice-Coordenador, um Padre Assessor Eclesiástico e equipe de apoio.

COMO PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DO CURSILHO

01 – Para quem ainda não fez o Cursilho (Retiro)

O retiro do Cursilho na Arquidiocese de Vitória é realizado durante dois dias, iniciando sempre na noite de sexta-feira e terminando no domingo. O retiro é feito de forma separada para homens (cursilhos masculinos) e mulheres (cursilhos femininos), porém pode haver também cursilho misto (mesmo retiro para homens e mulheres). O objetivo do retiro é levar o homem e a mulher a um encontro com ele mesmo, com Deus e com o mundo que vive. Para participar basta procurar as escolas vivenciais e preencher a ficha de inscrição.

02 – Para quem já fez o Cursilho

O MCC possui as Escolas Vivenciais: comunidade de cristãos que, desejando ser discípulos, procuram capacitar-se para “conhecer cada vez mais as riquezas da fé e do Batismo e vivê-las em plenitude crescente”. Na dinâmica desse conhecimento incluem-se a convivência fraterna, o estudo da Palavra de Deus e sua conscientização. A formação integral dada na Escola, abrange (a formação espiritual; a formação doutrinal; a formação social; a formação no campo dos valores humanos). Diante do momento que estamos passando as Escola Vivenciais tiveram que se reinventar. Neste período as Escolas Vivenciais têm sido de forma virtual, porém continua com seu cronograma de formação. [Fonte: aves.org.br]

Veja alguns registros da celebração.

 

Créditos das fotos: Valéria Paladini – Pascom (Paróquia Nossa Senhora das Graças

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook