57º Dia Mundial das Comunicações: Um convite a “Testemunhar a verdade no amor” (Ef 4, 15).

21 maio, 2023

Neste domingo, 21 de maio, em que celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor, nossa Igreja comemora o dia Mundial das Comunicações Sociais. A data, celebrada desde 1966, tem sua base no Decreto Inter Mirifica (n.18) onde afirma-se que “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.

Sua origem, portanto, objetiva levar os fiéis à uma formação consciente frente ao uso cada vez mais imperativo desses meios, além de ser um convite à oração para que tais meios de comunicação sejam utilizados de forma condizente aos princípios cristãos.

Desde 1967, os Papas escrevem anualmente uma mensagem, refletindo sobre um tema escolhido. Neste ano de 2023, Papa Francisco preparou sua mensagem, tendo como tema “Falar com o Coração – “Testemunhando a verdade e o amor” (Ef 4,15)”. Nesta reflexão,  Papa Francisco apresenta mais um verbo do universo da comunicação que é o falar. Nos alerta que devemos ser testemunhas da verdade e, principalmente, que em nossa fala esteja sempre presente o amor. Na Sagrada escritura é o próprio Jesus  que nos alertar sobre essa postura ao afirmar que “ a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6, 45).

A carta de Papa Francisco traz ainda a figura de São Francisco de Sales, doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas, que neste ano de 2023 celebrada-se 400 anos da sua morte. O Santo Padre afirma que Para São Francisco de Sales “ a comunicação nunca deveria reduzir-se a um artifício, a uma estratégia de marketing – diríamos nós hoje –, mas era o reflexo do íntimo, a superfície visível dum núcleo de amor invisível aos olhos”.  É de São Francisco de Sales uma das célebres frases “o coração fala ao coração”.

Nossa arquidiocese preparou uma programação especial para comemoração deste 57º Dia Mundial das Comunicações que inclui  Santa Missa, presidida por Dom Dario Campos, às 8h, no dia 21 de maio, na Paróquia Bom Pastor, na Praia da Costa, e duas lives com temas ligados à comunicação, nos dias 24 e 27 de maio, conforme matéria no site de nossa arquidiocese.

Retiro da Pascom da área de Vitória

Dentro também da programação de comemorações do 57º Dia Mundial das Comunicação, os agentes da Pastoral da Comunicação da área de Vitória participaram de um retiro de espiritualidade, no último dia 6 de maio, na comunidade Nossa Senhora da Penha, em Goiabeiras, promovido pela área pastoral.

O retiro, que teve início com a Santa Missa, foi conduzido pelo diretor espiritual da Pascom da área, Padre Eder Hoffman, e contou com momentos de oração, deserto e adoração. A animação inicial e os momentos com música ficaram por conta da Comunidade Shalon, localizada em Jardim da Penha.

O coordenador pastoral da área, Padre Vandaike Araújo, também prestigiou o encontro, acolhendo os participantes e destacando a importância desses momentos. “É muito salutar para todos que estão a frente de pastorais e movimentos de nossa Igreja, desfrutarem de momentos como este, que renovam a fé e incentivam a permanência na caminhada”, destacou o coordenador.

Ao todo, 28 agentes, representando doze das quatorze paróquias que compõem a área pastoral de Vitória, participaram do retiro, que se encerrou às 13h, com delicioso almoço de confraternização.

Texto e edição: Paola Primo­

 

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 20 julho
domingo 21 julho
segunda-feira 22 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook