64 anos da Arquidiocese de Vitória e de duas Dioceses

16 fevereiro, 2022

Nesta quarta-feira (16) a Arquidiocese de Vitória, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e a Diocese de São Mateus celebram 64 anos.

A Arquidiocese de Vitória, era a Diocese do Espírito Santo que foi elevada canonicamente pelo Papa Leão XIII, no dia 15 de novembro de 1895, a partir de território desmembrado da então Diocese de Niterói. Durante os seus dois primeiros anos ficou sob a direção de um Administrador Apostólico, Dom João Fernando Tiago Esberard, arcebispo do Rio de Janeiro. Em 1897 tomou posse o seu primeiro bispo Dom João Batista Corrêa Nery. No dia 16 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII, por meio da bula Cum territorium , elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana, passando a denominar-se Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Nesse mesmo ano, Papa Pio XII, criou a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Pela Bula “Cum Territorium”, foi desmembrada da então Diocese do Espírito Santo, hoje Arquidiocese de Vitória. Abrangendo 27 municípios e contendo 43 paróquias, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim possui aproximadamente meio milhão de fiéis distribuídos pela região sul do Espírito Santo. Ao todo, já possuiu 5 bispos diocesanos: Dom Luiz Gonzaga Peluso; Dom Luiz Mancilha Vilela; Dom Célio de Oliveira Goulart; Dom Dario Campos, OFM, e Dom Luiz Fernando Lisboa, CP. Este é o primeiro aniversário da Diocese no pastoreio de Dom Luiz Fernando, atual bispo diocesano.

A Diocese de São Mateus, assim como a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, foi criada em 16 de fevereiro de 1958, pelo então Papa Pio XII. Seu primeiro bispo foi Dom José Maria Dalvit, que tomou posse no dia 20 de setembro de 1959. O atual bispo da Diocese de São Mateus é Dom Paulo Bosi Dal’Bó.

A Arquidiocese de Vitória parabeniza as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus pelos 64 anos de evangelização e pastoreio.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por