Acontece neste sábado (06) o Encontro de Formação para Novos agentes da Pastoral Carcerária. No total 68 pessoas se inscreveram e participarão 6 convidados, sendo que 74 pessoas estarão nesta primeira formação. Segundo padre Vitor César Zille Noronha, Diretor Espiritual da Pastoral Carcerária, para a realização deste encontro o sentimento é de profunda gratidão a Deus, por ter ouvido o grito dos encarcerados e enviado tantos/as operários/as para a sua messe no presídio.
O sacerdote também agradeceu a todas as pessoas que com generosidade de coração responderam sim ao chamado e se inscreveram no curso; as pessoas que contribuíram na organização; à comunicação da Mitra que ajudou na divulgação; às Áreas Pastorais pelo apoio; ao Vicariato para a Ação Social pela estrutura e aos/às palestrantes que aceitaram voluntariamente distribuir os seus dons aos/às irmãos/às que serão novos/as agentes.
“Os relatos que temos é que este será o maior curso de preparação em quantitativo de pessoas já ocorrido na nossa história. É uma grande graça de Deus e, ao mesmo tempo, uma resposta contundente da Igreja de Vitória à grave realidade do nosso sistema carcerário, especialmente depois do abandono forçado que fizemos à população carcerária por causa da pandemia. É um rotundo e claro recado: estamos com vocês, contem conosco, nos comprometemos com as suas vidas e as queremos em abundância, nada menos do que isso!”
Confira a programação
8h30min – credenciamento e café
9h – Espiritualidade (padre Vitor)
9h40min – Fundamentação teológica da pastoral carcerária/CNBB (Irmã Bárbara)
10h30min – Presos provisórios/saidinha/reclusão (Dra. Caroline)
11h30min – Regimes de prisão (Dr. Gilvan)
12h30min – Almoço
13h30min – Unidades prisionais da Arquidiocese (número de presos atendidos com assistência religiosa) e Direitos Humanos – Gilmar
14h20m – Condições para ser agente e exigências para a assistência/experiências com a assistência religiosa – Rose
15h – Informes gerais e preenchimento do termo e ficha para se tornar agente
15h30min – Intervalo
15h50min – Celebração Eucarística