Padre Reuber Côgo Daltio recebe homenagem da Câmara de Vitória por dedicação aos idosos em situação de vulnerabilidade
Vitória (ES) – 24 de junho de 2026
No dia em que a Igreja celebra a solenidade de São João Batista, cuja mensagem ecoa nas palavras “É preciso que eu diminua e Cristo cresça” (Jo 3,30), o padre Reuber Côgo Daltio recebeu uma importante homenagem da Câmara Municipal de Vitória em reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto aos idosos em situação de vulnerabilidade social.
A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Aylton Dadalto Santana, que destacou os relevantes serviços prestados pelo sacerdote à promoção da dignidade humana e ao acolhimento de pessoas idosas por meio de sua atuação como diretor do Centro de Acolhida Monsenhor Alonso, conhecido popularmente como Lar dos Idosos.
Segundo o parlamentar, a dedicação do padre Reuber ganha ainda mais significado diante do tema da Campanha da Fraternidade de 2026, “Fraternidade e Moradia”, ao demonstrar que oferecer abrigo, cuidado e atenção aos mais vulneráveis constitui uma expressão concreta da fraternidade cristã e da defesa dos direitos humanos.
Localizado na Rua Vinte e Três de Maio, nº 359, no bairro Santa Clara, em Vitória, o Centro de Acolhida Monsenhor Alonso é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade e extrema vulnerabilidade social.
A instituição possui capacidade para atender até 20 residentes e oferece moradia, acompanhamento e assistência à saúde em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Muitos dos idosos acolhidos chegam ao local por encaminhamento de órgãos públicos, de instituições de acolhimento ou após serem retirados de situações de abandono e vulnerabilidade nas ruas.
Mantido por doações da sociedade civil e por parcerias institucionais, entre elas a Arquidiocese de Vitória, o lar se tornou uma referência de cuidado, acolhimento e promoção da dignidade da pessoa idosa na capital capixaba.
A homenagem recebida pelo padre Reuber reforça a importância do trabalho social e pastoral desenvolvido pela instituição, que diariamente transforma a solidariedade em gestos concretos de amor ao próximo.
Além do reconhecimento público, a iniciativa também chama a atenção da sociedade para a necessidade de fortalecer ações de apoio aos idosos, seja por meio de doações, voluntariado ou outras formas de colaboração.
Em sintonia com o testemunho de São João Batista, celebrado em 24 de junho, a atuação do sacerdote evidencia que o serviço ao próximo continua sendo um dos caminhos mais concretos de vivência do Evangelho e da promoção da dignidade humana.
Matéria: Sérgio Gomes – Reitoria Nossa Senhora das Graças


por 