71 anos do Seminário

5 abril, 2022

Na noite desta segunda-feira (04) nossa Casa de Formação celebrou seu septuagésimo primeiro aniversário de fundação em solene Liturgia na Catedral Metropolitana.

Presidida por Dom Dario Campos, a cerimônia contou com grande participação de fiéis, padres, diáconos e seminaristas de todo o Regional Leste 3.

Na ocasião, foram admitidos às Ordens Sacras os seminaristas do primeiro ano de Teologia (Arthur Varanda, Ewerton Mariani, Jardel Martins, Lucas Saraiva e Thassio Cachoeiro).

Em sua homilia, Dom Dario recordou a belíssima trajetória do Seminário Arquidiocesano, seus fundadores e os testemunhos de tantos homens e mulheres que incentivaram e sustentaram as vocações durante estas sete décadas de história.

Padre Jorge, nosso Reitor, ao final da celebração teceu os agradecimentos em nome do Pe. Arthur (Vice-Reitor) e de toda a comunidade dos seminaristas. As palavras finais recordaram a simbologia bíblica do número 70, que em sua gematria, assinala a presença da graça divina na caminhada até aqui alcançada e as forças necessárias para um novo recomeço. “Setenta, na história bíblica, tem um significado especial: O sinédrio era composto por 70 membros, 70 eram os anciãos na época de Moisés, 70 foram os que fizeram a primeira tradução da Bíblia. O Salmo 90 diz que ‘os dias de nossas vidas são setenta…’: tempo que Deus nos dá para cumprir nossa missão, para medir nossas conquistas, refletir sobre nossos caminhos. É o número que demanda reflexão, que define uma geração. Setenta é múltiplo de 7, o número da perfeição. Setenta anos, tempo de uma geração, por isso temos que celebrar. E também rezar e pedir que outras gerações venham e que nosso Seminário possa cumprir sua missão!”.

Pe. Jorge fez um pequeno relato quanto a localização do Seminário, destacando as transformações por que passou a Casa de Formação em um tempo de insegurança e grandes mudanças.

“O Seminário foi instalado na Chácara Santa Helena em Vitória. Pouco depois, foi transferido, em 1965, para a Fazenda São José, no município de Viana, próximo a Campo Grande. Em 1969, o Seminário retorna para Vitória, na Colina São Francisco; residência episcopal cedida pelo então Arcebispo, Dom João Batista, para instalação do seminário. Em 1974, período de forte crise quanto às vocações sacerdotais, o Seminário contava com apenas um seminarista, o jovem Jair Coco; hoje, Padre Jair – a quem tivemos a alegria de receber no Seminário nesse período de comemoração. Logo depois, chegou o seu companheiro, o jovem Antônio Rocha de Araújo, o Padre Toninho. Mais tarde, finalmente, o Seminário retorna ao Bairro Santa Helena, Vitória-ES, onde permanece até os dias atuais”.

Ao falar sobre os ilustres filhos de nossa Casa, destacou entre os nossos ex-alunos as figuras de Dom Geraldo Lyrio (Arcebispo Emérito de Mariana-MG) presente na ocasião, e do Sr. Gerson Camata (in memoriam) que fora Governador do Estado e Senador da República. “O Seminário nasceu próximo a um período de mudanças significativas na Igreja. Chamo-o de advento do Concílio Vaticano II. E, naquele tempo de mudanças e transformações eclesiais e sociais, o seminário também passou por mudanças; em sintonia com o tempo e a história”.

Pontuou que o “no tempo presente, em que o mundo passa por profundas mudanças – hoje rápidas e instantâneas – o Seminário Nossa Senhora da Penha se lança para o futuro. Procura estar sempre atento e acompanhar os sinais dos tempos; guiado pelo Espírito Santo, seguindo os passos de Jesus, o Bom Pastor, sob os cuidados maternos de Maria, a Senhora das Alegrias”.

Diante da imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, renovamos nossos votos de consagração e entoamos através do Hino à Nossa Senhora da Penha, o nosso pedido de que a Santa Mãe de Deus envie-nos mais sacerdotes, sábios e santos, para a Messe de Seu amado Filho.

Festivamente, o cântico final (composto pelos ex-alunos no cinquentenário do Seminário) bradava na Catedral o entusiasmo de todos por esta feliz data de 04 de abril:

“1 – Colina Santa Helena / prepara com amor / quem leva na patena o Pão, o Salvador; / Quem “chega” a Deus, levando a cruz, / e traz almas à luz, / quem dá perdão, na confissão, / em nome de Jesus.

Parabéns, meu Seminário / quero te homenagear / pelo teu aniversário / que hoje eu vim comemorar!

2 – Colina Santa Helena, / meu santo e doce lar, / a vida mais serena que alguém pode sonhar. / Oh, santa Mãe, abençoai / quem vai servir ao Pai: / na vocação, missão de amor, / na messe do Senhor!”

Viva a Igreja! Viva nosso Seminário!

Confira o vídeo com a transmissão e os registros fotográficos da cerimônia:

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por