9ª edição do Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo.

27 maio, 2022

O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias. É na reza do Santo Terço que os filhos de Nossa Senhora encontram a esperança de um mundo melhor.

O movimento de homens que rezam o terço é também uma maneira de fazer com que os todos possam descobrir na devoção piedosa, a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Como o próprio hino do Terço dos Homens diz, “nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor que por ti sentimos”, ou seja, o homem que reza o terço, faz dele sua declaração de amor, sincero e puro amor, à Maria Santíssima.

Neste sábado (28/05), o Convento da Penha realiza a 9ª edição do Encontro Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo. Realizado anualmente no Convento, sempre no último sábado de maio, o “Mês de Maria”, como sendo um “coroamento” abrilhantando ainda mais o período “maternal” em toda a Igreja. Em 2022, o evento terá um pré-encontro na sexta-feira anterior ao encontro a noite.

Em 2022, o encontro traz como tema “Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade” e lema “Na Casa da Mãe, renovamos o compromisso missionário”. Trata-se de uma alusão à XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida, reforçando a missão do Terço dos Homens de resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.

A expectativa da organização é de que cerca de 5 mil fiéis participem presencialmente no Campinho do Convento, provenientes dos 78 municípios do Espírito Santo, bem como de fiéis de estados próximos como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

O sucesso do evento depende, especial e essencialmente, da graça proporcionada pela Santíssima Trindade, através da intercessão da Mãe das Alegrias, a Padroeira do povo capixaba; aliado aos esforços e recursos, em termos de logística, de apoio e infraestrutura disponibilizados pelos veículos de comunicação, desta forma, o encontro estadual do TH será transmitido e terá ampla cobertura da TV Pai Eterno, iniciando a transmissão às 13h45 e encerrando às 16h00. A Rede Vida, TV Aparecida e Canção Nova farão a cobertura antes e durante o evento.

A nível estadual, a Rede SIM de Televisão vai transmitir o evento na íntegra para todos os municípios do Espírito Santo, através do canal 16.1. As rádios América de Vitória, Kairós Diocesana de São Mateus, WebRádio Diocesana de Colatina e Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim, também vão transmitir o Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES. Pela manhã, a Missa de Abertura às 9h, será transmitida pela TV Tribuna-SBT. Uma oração do Terço gravada será exibida na TV Capixaba, afiliada Band no ES.

A Coordenação Estadual do movimento no estado, destaca a participação de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens; ele vai presidir a Santa Missa às 9h no sábado e fazer uma palestra para os homens do terço no Campinho do Convento entre 13h45 e 14h15. Neste ano, o Bispo da Diocese de Colatina vai participar pela primeira vez do encontro. Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa presidirá a Missa de Encerramento às 15h, no sábado (28/05).

Para Frei Djalmo Fuck, Guardião do Convento, o encontro terá a marca da alegria do reencontro de tantos devotos que não participaram presencialmente nos últimos dois anos, por conta da pandemia. “Deus, por meio de sua Mãe Maria nos concede a graça de nos reunirmos presencialmente, por isso é a oportunidade de novamente manifestarmos nossa fé em Jesus e nossa devoção à Nossa Senhora da Penha, de forma pública, alegre, festiva. Agora é tempo de reafirmarmos que os homens têm uma espiritualidade forte, uma devoção segura em Maria, que nos protege e nos conduz”, explica Frei Djalmo.

“Homem do Terço, devoto de Nossa Senhora da Penha, faço um convite mais que especial a você. No dia 28 de maio, temos um encontro marcado aqui na Casa da Mãe da Penha para juntos meditarmos os mistérios da salvação. Nosso Santuário é um lugar abençoado e o terceiro maior em devoção mariano do Brasil, por isso vamos estar aos pés de Nossa Senhora suplicando: Virgem da Penha, seja sempre nossa alegria, amém!”, convoca o Guardião do Convento.

Programação do 9º Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES

27 de maio de 2022 (sexta-feira)

19h00 | Procissão Luminosa com a Imagem de Nossa Senhora saindo do Convento da Penha
20h30 | Noite cultural na Prainha (Show com “Irmãos Valli”)

28 de maio de 2022 (sábado)

08h00 | Oração do Terço Mariano – exibição pela TV Capixaba, afiliada Band (canal 10.1)
09h00 | Santa Missa de Abertura presidida por Dom Gil Antônio Moreira, na Igreja do Rosário (Prainha, Vila Velha) – transmissão ao vivo pela TV Tribuna-SBT (canal 7.1)
10h00 | Acolhida dos grupos e caravanas na Prainha
12h00 | Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha ao parque da Prainha
13h00 | Procissão de subida ao Convento da Penha
13h45 | Saudação de Dom Gil Antônio Moreira no Campinho do Convento*
14h15 | Reza do Santo Terço*
15h00 | Santa Missa de Encerramento presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani*
16h00 | Consagração à Nossa Senhora da Penha e encerramento
20h00 | Oração do Terço Mariano – exibição pela REDEVIDA, para todo o Brasil.

* Eventos com transmissão ao vivo pela TV Pai Eterno (canal 41.1), TV Sim (16.1), rádios América de Vitória (91,1 FM), Kairós Diocesana de São Mateus (94,7 FM), WebRádio Diocesana de Colatina (ouça clicando aqui) e Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim (95,7 FM)

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

terça-feira 5 julho
quarta-feira 6 julho
quinta-feira 7 julho
sexta-feira 8 julho
domingo 10 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por