Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Vitória

13 junho, 2023

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

Tendo como base a Festa Litúrgica de 31 de maio, Visitação de Nossa Senhora, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória irá visitar fraternalmente as Paróquias da Área Pastoral. A primeira paróquia visitada foi São Francisco de Assis, localizada em Jardim da Penha, que irá repassar à Paróquia da Ressurreição no próximo dia 14 de junho, em Santa Missa realizada na Matriz, às 19:30h.

A ideia surgiu no I Encontro do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória, realizado no Santuário Balica de Santo Antônio, no último dia 13 de Maio, considerado Dia Municipal do Terço dos Homens, segundo Lei Municipal 9924/2023. A proposta foi feita pelo Coordenador do Movimento na Capital, Gustavo de Oliveira Gervásio, para que Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Vitória fosse acolhida nas Paróquias participantes do encontro. A ordem foi decidida por sorteio.

Desde esse dia a imagem ficou na Paróquia São Francisco de Assis, que organizou vários momentos de oração e devoção, não somente a Oração do Santo Terço, mas também rodando as comunidades, tendo a imagem, inclusive, recebido uma proteção de acrílico.

O Coordenador Gustavo enfatiza que a escolha de uma quarta-feira deu-se, além de coincidir 30 dias para cada Paróquia que esteve no evento, também para fazer jus a Carta Apostólica Patris Cordes, Documento Pontifício 45, do Santo Padre, o Papa Francisco, onde sugeriu que às quartas-feiras fossem dedicadas ao Patrono da Igreja Universal, São José.

Segue a proposta de calendário para as próximas Paróquias que receberão a imagem Peregrina. Salienta-se que é uma proposta ajustável ao calendário de celebrações da Paróquia que entregará a Imagem. Pede-se que nesse dia os homens do Terço se façam presente para louvar e bendizer o Santo Nome do Senhor por meio da devoção de sua santa e amada Mãe, a Senhora da Vitória.

Calendário de Entrega da Imagem

13/05 – Sorteio da Imagem para São Francisco de Assis

14/06 – São Francisco de Assis para Ressurreição

12/07 – Ressurreição para Sagrada Família

30/07 – Sagrada para São Camilo de Lélis

09/08 – São Camilo de Lélis para Santa Rita de Cássia

13/09 – Santa Rita de Cássia para Santa Luzia

04/10 – Santa Luzia para Santa Teresa de Calcutá

25/10 – Santa Teresa de Calcutá para São José

22/11 – São José para Nossa Senhora das Graças

13/12 – Nossa Senhora das Graças para Nossa Senhora da Vitória

10/01 – Nossa Senhora da Vitória para São Pedro de Vila Rubim

07/02 – São Pedro de Vila Rubim para São Pedro da Praia do Suá

13/03 – São Pedro da Praia do Suá para São Pedro Apóstolo

10/04 – São Pedro Apóstolo para Santo Antônio

11/05 – Sorteio no II Encontro Municipal do Terço dos Homens

Rogai por nós Santa Mãe de Deus

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

 

Texto: Gustavo de Oliveira Gervásio, Teólogo

Coordenador do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória

Compartilhe:

VÍDEOS

Facebook