A Campanha da Fraternidade apresenta aos católicos, todo o ano, a possibilidade de, na prática, viver a experiência de unir fé e vida, propondo temas de impacto social.
Para este ano de 2026, o tema é: Fraternidade e Moradia e a frase bíblica que dá sustentação a toda a Campanha é “Ele veio morar entre nós”, um versículo de Jo 1,14. A proposta da CNBB é que olhemos à nossa volta e, com olhar fraterno, tentemos entender a situação daqueles que sofrem por não ter moradia ou vivem em moradias precárias para habitação.
A Arquidiocese de Vitória iniciou a motivação e preparação para o tema da Campanha em dezembro de 2025. Foram treinados multiplicadores e depois realizados encontros em todas as seis áreas pastorais. No total 497 pessoas participaram, foram motivadas e incentivadas a discutir o tema e apontar os problemas reais de moradia em nossa realidade.
As constatações foram muitas e se assemelham à realidade nacional: deficit habitacional que se manifesta entre falta de moradia e moradias impróprias, improvisadas e construções em áreas de risco e sem saneamento.
A especulação imobiliária, que empurra as pessoas cada vez mais para periferias mais distantes e que já atingem as regiões rurais, também foram apontadas como problema real, assim como ameaças de despejo e a falta de apoio a população de rua.
Teremos todo o tempo da Quaresma para olharmos fraternalmente para estas realidades, mas os participantes dos encontros, desenharam linhas de ação para serem executadas ao longo do ano:
- Mapear todas as comunidades e identificar condições precárias e necessidades;
- Organizar campanhas de arrecadação de materiais de construção e alimentos, entre outros bens;
- Realizar mutirões para construções;
- Buscar doação de terrenos;
- Mobilizar voluntários e organizar cozinhas comunitárias;
- Promover a realização de cursos profissionalizantes;
- Discutir o tema da Campanha de maneira integrada com outras pastorais, e
- Ocupar espaços nos Conselhos Estaduais e Municipais para discutir a questão da moradia.
A Abertura da Campanha é no dia 22 de fevereiro, a partir de 15h no Ginásio Dom Bosco em Vitória. Participe e dê uma chance à sua fé para que ela se expresse na ajuda a quem não tem ou tem moradia precária.

por 