“A Música e os Tempos Litúrgicos” foi o tema que reuniu membros das equipes de liturgia no III Simpósio que aconteceu ontem e hoje (26 e 27 de junho) no Centro de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian, na Enseada do Suá. Acompanharam o grupo os padres Rodrigo Chagas, coordenador da Comissão de Liturgia e Cesar Delarmelina, responsável pela múcica e canto liturgico na mesma Comissão. 
Com bom humor, muita didática e conhecimento, o assessor envolveu os participantes nestes dois dias, citando os documentos da Igreja, as experiências adquiridas ao passar por várias dioceses e apontando as lacunas que percebe na sua prática pastoral. Depois de uma introdução geral sobre a música sacra no Brasil, o professor Clayton Júnior Dias entrou no tema específico do Simpósio: A Música e os Tempos Litúrgicos. Além do ciclo litúrgico, compostos pelos Tempos de Advento, Natal, Quaresma, Pascal e Comum, explicando o sentido e características de cada Tempo, o professor também descreveu e diferenciou o significado do ano litúrgico e dias liturgicos: domingo, dias de festa, solenidades e dias feriais. Para cada momento a indicação e as orientações para as escolhas musicais.
























por 