A DEVOÇÃO AO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE CRISTO

28 junho, 2024

O mês de julho é dedicado à devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo e como diz o Evangelista João (1, 29), Jesus é o cordeiro de Deus e sem o seu sangue não há salvação. O Papa São João XXIII dizia que “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”. São Gaspar de Búfalo no século XIXfoi o que propagou essa devoção, depois aprovada para toda a Igreja pelo Papa Pio IX. São Gaspar também fundou em 1815 a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Seus missionários chegaram ao Brasil em 1929 e estão em mais de 20 países.

Podemos nos perguntar de onde brota a inspiração para essa devoção. Isso nos remete ao tempo de Jesus, em seus últimos momentos de vida, quando com os apóstolos celebra a última ceia tomando o pão e o vinho, abençoando, dizendo ser o seu corpo e seu sangue derramado por todos. O sangue de Cristo é o preço de nosso resgate. O mistério central de nossa fé. Uma só gotabasta, pois infinito é o valor do sangue derramado pelo Homem-Deus.

São João Crisóstomo dizia que “esse sangue derramado purifica o mundo todo. Com ele Cristo redime a Igreja”. E São Paulo é determinante em afirmar que com ele Cristo pagou alto preço pelo nosso resgate. Deus quis que todos fossemos remidos pelo Sangue de seu Unigênito e, por isso mesmo, nos chama para sermos membros de um só corpo místico, do qual Cristo é a cabeça. O sangue de Cristo nos implica desde o nosso Batismo a sermos chamados a participar desse corpo.

Portanto, celebrar o culto ao Preciosíssimo Sangue de Cristo nos compromete em nossas relações de forma intensa numa verdadeira amizade social, numa fraternidade universal. O sangue de Cristo deve marcar as relações entre os indivíduos, entre os povos, entre as nações. Relações de paz são dignas de Deus.

A imagem de Jesus apontando para o seu coração deve nos mover, não por um sentimento de dor ou pena, mas pela consciência de fé em que Ele mesmo nos diz que foi todo o seu sangue derramado como fonte de amor. Seu sangue tornou-se expressão e preço de nosso resgate. É, dessa forma, expressão divina da Misericórdia de Nosso Senhor.

Edebrande Cavalieri

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 22 julho
terça-feira 23 julho
quarta-feira 24 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook