“A Igreja nunca esteve fechada”, destaca arcebispo em reunião pastoral

30 julho, 2020

Na manhã dessa quinta-feira, dia 30 de julho, dom Dario Dario Campos presidiu a reunião da Colegiada pelo formato virtual, com participação do coordenador de Pastoral (Padre Renato Criste), do vigário para Comunicação (Pe Anderson Gomes), o vigário da Ação Social, Política e Ecumênica (Pe Kelder Brandão), os coordenadores de Comissões Pastorais e os padres coordenadores das Áreas Pastorais, além de alguns convidados.

O arcebispo de Vitória, conduziu a oração inicial a partir do Salmo 121, com algumas pistas de reflexão sobre este momento de retorno das atividades nas comunidades e paróquias. “A Igreja nunca esteve fechada, ela sempre esteve aberta: na Igreja doméstica, pelas diversas ações que alimentaram os fiéis de forma espiritual e caritativa”, afirmou Dom Dario.

Dom Dario alertou que nossa humanidade passa por tempos difíceis, a pandemia do novo coronavírus está próxima a cada um de nós. Ele, ressaltou que a vida de oração nasce na vida diária, na família que estamos e na Comunidade Eclesial que estamos inseridos, mesmo com as dificuldades, conquistas e a própria alegria do dia a dia. 

“Assim, hoje convido a todos a nos unirmos ao salmista e elevarmos ao Senhor nosso olhar confiante, diante da situação concreta que a todos afligem neste tempo de pandemia que estamos vivendo no nosso dia a dia”, afirmou Dom Dario.

Após a oração inicial, o arcebispo informou que está elaborando uma carta aos fiéis da Arquidiocese de Vitória sobre a retomada das atividades pastorais e algumas orientações. A carta estará disponível em breve no site e nas redes sociais da Arquidiocese. Ele destacou a importância das lideranças e coordenações terem acesso ao novo Diretório para a Catequese. Dom Dario também informou que a comunidade religiosa das Irmãs Paulinas deixará o território da Arquidiocese de Vitória, apenas a Livraria Paulinas permanecerá em funcionamento. Sobre a Campanha de Lábrea no final do mês de agosto, o arcebispo lembrou do compromisso com os irmãos ribeirinhos e do trabalho de missão permanente que o Projeto Igreja-irmã realiza. 

Na reunião foi apresentado o Projeto da Campanha contra a Fome e pela Inclusão Social, realizado pelo Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica. A apresentação foi realizada pelos convidados: Therezinha Cravo e Dante Pola, membros do Fórum Social. Ao longo do tempo, a Arquidiocese de Vitória tem realizado várias atividades para enfrentar o problema da fome, como as campanhas, atividades realizadas por inúmeros movimentos e pastorais sociais. A proposta da Campanha foi discutida e será posteriormente divulgada para as coordenações de Áreas pastorais. 

Após a apresentação cada coordenador das seis Áreas Pastorais da Arquidiocese de Vitória apresentou suas propostas para o retorno às atividades litúrgicas (celebrações da Palavra e Missas), sempre de acordo com as orientações dos decretos eclesiásticos anteriores. Algumas Paróquias já iniciaram o retorno, outras iniciarão no próximo mês de agosto.

O Vigário para Comunicação, padre Anderson Gomes, explicou como estão as atividades do Vicariato para a Comunicação. Ele ressaltou que a comunicação teve um avanço na visibilidade, cada dia cresce o número de acessos no site e nas redes sociais da Arquidiocese. “É importante que as paróquias, os movimentos, as coordenações enviem notícias, matérias para que possamos pautar a sociedade”, destacou. 

O coordenador para Comissão da Liturgia, padre Evandro Loureiro, destacou que a comissão tem trabalhado de acordo com as demandas e solicitações do Arcebispo. Informou que aconteceu a ordenação dos seis padres; o Folheto Caminhada segue sendo encaminhado mensalmente; e a Escola de Liturgia iniciou as atividades nesta semana, por videoconferência. A Comissão para o Laicato, coordenada pela leiga consagrada, Dóris Almeida informou que os movimentos seguem suas atividades de forma online.

Padre Renato Criste, coordenador também da Comissão para Vida e Família, informou sobre a Semana Nacional da Família. Destacou que será enviada a programação arquidiocesana para as paróquias, e no sábado dia 15 de agosto, haverá a Romaria das Famílias no formato virtual pelas redes sociais do Convento da Penha. “É importante que que os padres dinamizem a Semana da Família nas paróquias, para que seja uma semana bem interativa, motivando-as a se reunirem como Igreja doméstica. ”, explicou o padre. 

Ao final da reunião, padre Renato informou que o Plano de Pastoral 2020/2023, já está impresso e aguarda o momento oportuno de retomada total das atividades pastorais para que seja distribuído.

Dom Dario agradeceu a todos e pediu que não percamos a alegria e esperança neste tempo.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook