Abertura da CF 2022

6 março, 2022

A Campanha da Fraternidade teve sua Abertura hoje, 6 de março de 2022 na Arquidiocese de Vitória.
Uma caminhada que saiu da Praia de Camburi e foi até à UFES, Universidade Federal do Espírito Santo marcou a Abertura. Estiveram presentes pastorais sociais, o arcebispo dom Dario Campos e o bispo auxiliar, dom Andherson Franklin. A organização foi do Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica, pe. Kelder Brandão.

Campanha 2022

A Campanha deste ano tem como tema: Fraternidade e Educação. O lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr 31,26).

A proposta da Igreja Católica no Brasil é fazer com que católicos e pessoas de boa vontade se debrucem sobre o tema da educação e façam propostas que pensem a educação de forma abrangente. Isto é, educação integral que cuide da pessoa em seus diversos aspectos: humanos, sociais e religiosos.

A presidência da CNBB, que também fez a Abertura da Campanha na manhã de hoje em Aparecida entende que a educação não pode ser compreendida “apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)”. Portanto, o tempo da Quaresma para os católicos deve ser uma ocasião para avaliação dos processos educativos e repensar o papel de cada um para que um novo modelo possa surgir.

Abertura na Arquidiocese de Vitória

Milhares de pessoas participaram da caminhada e das atividades que marcaram a tarde de hoje. Ao longo do percurso foram três paradas, cada uma delas com motivações diferentes sobre a educação, e muitos momentos de reflexão com textos, cantos e falas. O evento teve início com um momento celebrativo e a reflexão de Dom Dario Campos.

Durante a caminhada a Arquidiocese lançou um  “manifesto em defesa da educação com fraternidade”. Nele estão propostas e reflexões que fazem pensar sobre uma “profunda mudança de comportamento de todos nós”, bem como uma conclamação dos fiéis para nos unirmos pela defesa da educação. Entre os temas tratados estão a adequada utilização dos recursos da educação, acessibilidade e valorização do magistério, entre outros.

Objetivo das Campanhas da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade acontece desde 1962 e tem como finalidade oferecer reflexões sobre assuntos atuais que possam promover mudanças sociais à luz da Palavra de Deus.

MANIFESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO COM FRATERNIDADE

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por