Abertura do Ano de São José na Arquidiocese

A Arquidiocese de de Vitória celebrará neste domingo, 07 de fevereiro, a abertura do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco por ocasião dos 150 anos da declaração deste santo como padroeiro da Igreja Católica. A abertura oficial será presidida pelo arcebispo Dom Dario Campos, ofm em uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Vitória às 8 horas, transmitida pelas redes sociais da Catedral e também pela TVE Canal 02.

O Ano de São José foi convocado pelo Santo Padre por meio da publicação da Carta Apostólica Patris Corde em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021. Todos os dias, o Papa Francisco reza uma oração ao Esposo de Maria “tirada dum livro francês de devoções, do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria”. Trata-se de uma oração que “expressa devoção e confiança” a São José: “Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder”.

Para o Pároco e Cura da Catedral, padre Renato Criste, este Ano de São José “é um verdadeiro presente, é o tempo da graça do Senhor para as nossas comunidades. Nos fez compreender a importância das pessoas comuns, aquelas que, distantes dos holofotes, exercitam todos os dias paciência e infundem esperança, semeando corresponsabilidade. Justamente como São José, “o homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.

Devido à pandemia de coronavírus, a Missa de abertura do Ano de São José na Catedral Metropolitana de Vitória cumprirá as determinações das autoridades de saúde, com número reduzido de participantes, e será transmitida ao vivo pelo Facebook e Canal do Youtube.

Missa de Votiva Abertura do Ano de São José

Data: 07 de fevereiro de 2021

Local: Catedral Metropolitana de Vitória

Horário: 8 horas

Participação pelas redes sociais da Catedral e TVE Canal 02

De acordo com o decreto da Penitenciária Apostólica, existem 15 formas de receber uma indulgência no Ano de São José:

1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.

2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.

3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos para São José.

4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.

5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal, como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.

6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e pelos mortos.

7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.

8) Os casais de namorados também podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.

9) Meditar por pelo menos 30 minutos a Oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.

10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.

11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.

12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.

13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.

14) Rezar a São José na Festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.

15) Celebrar a Festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.

Enfim, as indicações e os textos entre aspas são da Carta do Papa Francisco e do Decreto da Penitenciaria Apostólica sobre o Ano de São José. A Carta Apostólica na íntegra está disponível em língua portuguesa no site da Santa Sé. “Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade”. Valei-nos São José!

Esta Oração encontra-se no final da Carta do Papa Francisco sobre o Ano de São José:

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça,

misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal.

Amém.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!