Achando o meu lugar

10 junho, 2021

Vania Reis

A realidade que vivemos hoje é estranha para todos nós. No mundo todo esse, ainda tão pouco conhecido vírus, mudou a vida de quase toda população mundial,  e  mudou sem pedir licença. Independente das perdas pessoais, todos estamos cansados destas frustrações que estamos vivenciando. Alguns estão sofrendo mais que outros, uns porque não estavam emocionalmente preparados para esse longo encontro consigo mesmo, outros porque não estavam financeiramente estáveis ou preparados, outros porque não souberam enfrentar as oportunidades surgidas ou foram paralisados pelas ameaças. A sensação de perda é muito grande, muitos estão sofrendo, muitos desemparados, muitos com medo e, a pior resultante destas dificuldades, muitos estão desesperançados quanto ao futuro.

O grande entrave destas pessoas é justamente a desesperança. Não há quem duvide que a retomada à vida normal  vai nos exigir esforços como de um pós-guerra. O mundo está em uma jornada que nunca esteve.

Como já ouvimos, as grandes transformações  que o mundo precisará enfrentar passará pelas pessoas que souberem dar as respostas que o mundo espera.  Eu preciso estar preparado para o futuro que se abrirá provavelmente em poucos meses.   Que caminhos me levarão para onde quero ir. Mas como posso saber , como  posso ver oportunidades se meu olhar é de desesperança!?

A esperança é o que me constrói. A fé e a esperança são meu esteios.  Mas  essa reflexão leva a um impasse: como sair deste ciclo de realização negativo?  Como fazer para recuperar o meu eixo e sair deste lugar de desesperança onde quanto mais sem fé , sem crenças positivas, menos realizo. Uma coisa é certa, sozinho não dá.

Em recente Congresso sobre o Espírito Santo, o Teólogo Rafael Brito explanava sobre a ação de nos redimir, do Espírito Santo. Redimir significa colocar no eixo novamente. Brito usou a imagem da Bíblia dada em Gênesis 1, 2 que pode ser a nossa metáfora-guia  aqui, deste poder que tantos de nós precisa para nos colocar no eixo: “A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Com a ação do Espírito Santo, que “pairava sobre as águas”,  as coisas acharam o seu lugar: a água foi separada do firmamento e desceu; a pedra achou o seu lugar e virou a terra separada das águas; o ar e  o fogo subiram  cada um achando o seu espaço e o seu lugar.  O mundo era um caos e o Espírito Santo, que é a força do amor entre Deus e Jesus, deu ordem ao nosso mundo. A força construtiva que está em cada um de nós, a partir do momento que fomos feitos à imagem de nosso Pai, é descrita em muitas passagens. Deus não criou as trevas, ele fez a luz para nos iluminar. ELE pode iluminar nossos pensamentos, nossos caminhos para que achemos a forma de sair desta descrença que tomou conta. ELE colocou ordem no mundo, posso (e devo) pedir que ELE me ajude a colocar  ordem no meu mundo!

Mesmo que haja trevas neste mundo caótico  e mesmo tendo que continuar sem as respostas aos questionamentos constantes do mundo externo, eu posso  sair deste caos. Não posso responder pelos outros e não os julgarei, mas podemos nos libertar das angústias, pela força do amor do Espírito Santo em nós. Temos como a superar as nossas crenças negativas e assim agir construtivamente na busca dos caminhos que me levem a ser feliz, acreditando que outros grãos de areia se juntarão a nós, praticando e ensinando os valores cristãos como nosso horizonte para lidar com o caos deste mundo e ajudar a outros neste mesmo caminho.

Sabemos que Deus é o lastro de nosso barco e que pela oração nós seremos guiados para  navegar em mares revoltos. Assim, se o “vento”, ou seja, se o Espírito Santo ainda não me levou a um porto seguro, certamente lá chegarei um dia, pois é Jesus que está no leme. Basta ter fé, basta LHE pedir. Se pelo caminho as coisas  ficarem tensas, não tenhas medo, confie, pois na SUA didática  Deus nos ensina a  sermos melhores pessoas, para atingir portos ainda mais seguros.

[email protected]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
domingo 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por