No último dia 11 de Fevereiro, foi realizado o primeiro encontro de Zeladoria, promovido pela Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da Arquidiocese Vitória, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa.
O encontro teve por objetivo a capacitação para a zeladoria de bens culturais sacros móveis e integrados, a identificação e cuidados com conhecimentos específicos na preservação dos bens culturais da Igreja, considerando suas relevâncias artísticas, históricas e de uso nos cultos litúrgicos e devocionários.
A Comissão de Arte Sacra tem a missão de instruir na preservação e conservação dos bens que pertencem ao povo de Deus e zelar pelo que pertence a todos.
Cuidar, Preservar e Conservar o Patrimônio Cultural Sacro, cuidar da Casa da Igreja e Casa de Oração são fundamentais para o crescimento da nossa comunidade de fé.
Motivados por nosso arcebispo, o presente encontro teve por objetivo: partilhar conhecimentos e capacitar os agentes e zeladores de nossos comunidades, à luz das normativas e orientações do Concílio Vaticano II, sobre os espaços e alfaias. O cuidado com tudo aquilo que, dentro da Igreja deve ser conservado: altares, retábulos, sedias, bancos, vasos sagrados, imagens, quadros, vitrais, buscando a sua conservação e corrigindo os fatores que causam a deterioração dos materiais. Conhecer as condições ambientais de armazenagem e exposição, tipos de materiais e procedimentos de conservação para as diversas peças.
O encontro deu-se início com o Ofício Divino das Comunidades e a fala do Senhor Arcebispo, onde motivou todos ali reunidos para um zelo e cuidado para com nossos templos.
Todo o evento fora conduzido pela Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Diante de todas essas colocações, vale ressaltar que o Pe. Roberto, da Diocese de Cachoeiro nos recordou que, o bem mais precioso da Igreja é o povo de Deus.