Na tarde desta quinta-feira (02), o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha recebeu os seminaristas das dioceses de Colatina e São Mateus, juntamente com seus respectivos reitores, para um momento de convivência fraterna e espiritualidade.
O encontro teve início com a acolhida da Vela Missionária, recebida no V COMINSE (Congresso Missionário Nacional de Seminaristas). Este gesto simbólico recorda que a luz de Cristo deve iluminar a vida de cada vocacionado, despertando o ardor missionário e o compromisso de anunciar o Evangelho em todos os lugares. A chama da vela inspira a ser uma Igreja em saída, que escuta, acolhe e testemunha o amor de Deus, tornando os seminaristas presença viva de Cristo nas diversas realidades.
Na sequência, foi celebrada a Santa Missa em memória dos Santos Anjos da Guarda, dentro da 26ª Semana do Tempo Comum. A missa foi presidida pelo padre André Luciano Masarim, reitor do Seminário da Diocese de São Mateus, e concelebrada pelos padres Edgar Rigoni, reitor do Seminário da Diocese de Colatina, e Jorge Campos Ramos, reitor do Seminário da Arquidiocese de Vitória.
Em sua homilia, padre Edgar Rigoni ressaltou a importância de viver o seguimento de Jesus no amor. Ele recordou que celebrar os Santos Anjos é celebrar a proximidade de Deus, pois eles nos colocam no caminho e nos ajudam a reconhecer a ternura do Pai. O padre afirmou ainda que a fé precisa ser madura, mas deve carregar o sentido e a confiança de uma criança, como evidenciada no Evangelho. Ele destacou: “A criança sabe confiar e, assim também, cada vocacionado é chamado a se lançar com confiança em Deus, permitindo-se ser conduzido por Ele”. Ele ainda completou dizendo: “A vocação deve sempre ser guiada pela ternura divina e pelo espírito de perdão e confiança”. O encontro, de modo particular, contribuiu para reforçar a comunhão entre as dioceses e reacender, nos seminaristas, o ardor de viver a própria vocação com espírito missionário, esperança renovada, generosidade e plena entrega ao Senhor.
Reze, em comunhão com a Igreja do Brasil, a Oração dos 40 anos do COMISE.
ORAÇÃO DOS 40 ANOS DO COMISE
Pai de bondade, nesses 40 anos de Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), fazemos memória de nossa história de fé, nas pegadas de Teu amado Filho, Jesus de Nazaré.
Rendemos graças, ó Pai, por tua presença amorosa nesta caminhada, por tantas bênçãos recebidas, frutos de ações missionárias no meio de teu povo preferido e as ricas experiências no processo formativo humano e espiritual.
Senhor Jesus, nosso amigo e Bom Pastor, agradecemos com todo nosso ser, por ter nos amado, escolhido e chamado a sermos instrumento do Teu amor misericordioso no mundo.
Queremos Te agradecer também por nos capacitar e nos guiar em nossa missão do anúncio da Boa Notícia a todos sem distinção, sem medo de nos aproximar dos pobres e testemunhar que, no seu Reinado todos são acolhidos e incluídos como filhos e filhas de Deus.
Nossa prece por cada seminarista e assessores que passaram por este conselho, por suas vidas dedicadas no cuidado a fim de que a Igreja possa crescer e avançar na sua missão evangelizadora.
Divino Espírito Santo, que a tua presença continue a inundar nossos corações e mentes transformando-os segundo os desígnios do seu amor que tudo renova e transforma para o bem da humanidade. Na alegria da tua presença, queremos estar atentos para ouvir e discernir a Palavra que nos liberta e nos ajuda a crescer na santidade e no compromisso com a missão a nós confiado, sob a proteção da Divina Providência.
Que Maria, Mãe de Deus e nossa, interceda por todos os membros do COMISE, para que sejam fortalecidos na fé e em sua missão, guiados pela luz do Espírito Santo, sejam inspirados pelo lema: “alegrando-vos na esperança, perseverando na oração” (Rm 12,2) e possam acolher a todos os que encontrarem em seu caminho.
Por Cristo Senhor nosso. Amém.










por 