Altar, o lugar do sacrifício

21 novembro, 2020

“Fazei isso em memória de mim”.

(Lucas 22,19)

Reunimo-nos na Igreja, como comunidade, para celebrar os mistérios da nossa fé. O altar, lugar da memória da Ceia e do sacrifício do Senhor e o ambão, lugar da Palavra, são os focos centrais da ação litúrgica.

Entendemos o significado do altar a partir da própria etimologia da palavra. Deriva dos verbos alere: alimentar, nutrir, e arére: arder, queimar. Daí, os substantivos altare, altarium, altaria: “parte superior” de uma mesa ou bloco de pedra, sobre o qual são “oferecidos alimentos” aos deuses. Nesse lugar geralmente são sacrificados e queimados animais em honra da divindade.

Os altares foram usados por quase todos os povos da antiguidade, nos templos ou em santuários ao ar livre. Podiam ser pedras amontoadas, formando uma plataforma quadrada, terra com paredes de pedra ou um bloco entalhado em rocha natural. Se as estruturas fossem altas, recebiam escadas.

O Primeiro Testamento nos traz vários exemplos de altares. A palavra hebraica para altar, mizbah, significa “lugar onde se sacrifica”. Por isso, o altar geralmente está relacionado aos sacrifícios, embora também possa ter o sentido de monumento, recordando uma teofania. “Em seguida, partindo dali, foi para a montanha que está ao oriente de Betel, onde levantou a sua tenda. Abrão edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o seu nome” (Gn 12,8). Ainda em Êxodo 24, Moisés ergue um altar e sela a aliança entre Deus e seu povo com o rito da aspersão com sangue dos animais. Não se aplicava aqui o termo “mesa” em vista do rito pagão, pois altar era a mesa onde a divindade comia.

No altar cristão essas duas realidades se mesclam: sacrifício e banquete, onde Jesus substitui o cordeiro. Já não é uma pessoa que apresenta a oferenda sobre o altar, mas o próprio Deus que oferece a si mesmo em Jesus.

Raquel Tonini,
membro da Comissão de Arte Sacra da arquidiocese de Vitória
e grupo de Reflexão do Setor Espaço Celebrativo da Comissão Liturgica da CNBB

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook