A arquidiocese de Uberaba, MG, emitiu uma nota (manifesto em defesa da vida) dirigida ao Poder Público Municipal, pedindo maior cuidado para evitar o contágio da covid: “Considerando tal realidade desafiadora, não é hora de flexibilizar, mas de reforçar as medidas que auxiliem o controle da situação. Ainda que impopulares, buscar, com lucidez, estratégias corajosas e corretas, embasadas na ciência e na solidariedade”.
Em solidariedade a presidência do Regional Leste 2, do qual o Espírito Santo fazia parte até à Assembleia Geral dos Bispos aprovar a criação do Regional Leste 3, emitiu uma nota de apoio à Arquidiocese de Uberaba em nome de todas as (arqui)dioceses do Reginal. Leia a nota na íntegra:
GRITO DE COMUNHÃO PELA VIDA!
A Presidência do Regional Leste 2, em nome de todos os Arcebispos, Bispos e Administrador Diocesano, manifesta pleno apoio a Dom Paulo Peixoto e ao Clero Arquidiocesano de Uberaba-MG pelo evangélico e profético “Manifesto em defesa da vida”, frente à grave e absurda situação da pandemia naquela Igreja Particular, que já ceifou cerca de oitocentas vidas, dentre as quais quatro sacerdotes, e que vem sendo tratada com medidas ainda insuficientes e tímidas, seja pelos gestores públicos e autoridades sanitárias, seja por segmentos da sociedade em geral.
Os ataques violentos de grupos anônimos, que se julgam representantes do povo católico em Uberaba, opõem-se ao Evangelho da Vida anunciado pelo Senhor Jesus e entregue à Igreja. Estes ataques expressam insensibilidade frente à real tragédia humanitária provocada pela pandemia e grave indiferença diante do sofrimento humano das famílias enlutadas.
O “Manifesto em defesa da vida” da Arquidiocese de Uberaba, replicado no portal do Vaticano (vaticannews), expressa também a preocupação e o apelo dos demais Bispos e Comunidades Católicas do nosso Regional. Certamente a Comunidade Católica que está em Uberaba, em comunhão com seu Arcebispo e demais sacerdotes, saberá discernir e perceber as motivações escusas e reducionistas das manifestações bem como o perfil ideológico das críticas.
A vida, em todas as suas expressões e realidades, não tem partido nem ideologias, mas tem prioridade radical e absoluta, exigindo defesa intransigente. Em comunhão, apoiamos e gritamos juntos pela vida, sobretudo nesta pandemia da COVID 19, em que a vida e a morte foram mercantilizados e politizados da pior maneira.
Juntos pela vida! Contra o anonimato irresponsável! A favor da verdade e do bem comum! Em solidariedade com os que sofrem!
Belo Horizonte, 13 de maio, memória de Nossa Senhora de Fátima, de 2021.
A presidência do Regional Leste 2 da CNBB,
Dom José Carlos de Souza Campos.
Dom Paulo Bosi Dal Bò.
Dom Geovane Luís Silva.