O Apostolado de Oração é um dos Movimentos que compõem a Comissão do Laicato da Arquidiocese de Vitória. Ao término desta semana dedicada aos leigos vamos conhecer quem são, o que fazem e qual a espiritualidades deste Movimento.
O Apostolado teve sua origem no Seminário dos padres jesuítas em 1844, na França. A inspiração foi de pe. Gautrelet e obteve de imediato a adesão dos seminaristas que entenderam ser possível ajudar os evangelizadores com a oração diária. Ao grupo que assumiu esse compromisso foi dado o nome de Apostolado de oração.
Atualização
Em 2016, o Papa Francisco nomeou o pe. Frédéric Fornos, jesuíta como Diretor Internacional do Apostolado da Oração e pediu uma revisão do estatuto para atualizá-lo aos novos tempos que aprovou em 2018 constituindo o Apostolado de Oração como a Rede Mundial de Oração do Papa.
No Brasil
O primeiro grupo fundado no Brasil também foi obra dos padres jesuítas que criaram o primeiro grupo em 1867 em Recife. A partir daí os grupos se espalharam e multiplicaram pelo país e hoje são coordenados pelo Diretor Nacional, pe. Eliomar Ribeiro de Souza.
Na Arquidiocese de Vitória
O Apostolado de Oração chegou ao Espírito Santo em 1897, quando o Estado ainda era uma única diocese. Com a criação das dioceses sufragâneas e elevação da Diocese do Espírito Santo a Arquidiocese de Vitória, os grupos de Apostolado se reorganizaram e estruturaram por diocese.
O Diretor Espiritual Arquidiocesano é pe. Jones dos Santos Teixeira, que trabalha juntamente com os Coordenadores da Comissão Arquidiocesana e Vice-Coordenadores de cada uma das seis Áreas Pastorais.
Nas seis Áreas existem 168 grupo de Apostolado da Oração e mais de 7 mil membros.
Compromisso
· Ter a oração como forma de apostolado.
· Participar da reunião mensal que acontece no último domingo do mês ou na primeira sexta-feira, após a missa.
· Rezar com e pelas intenções mensais do Papa.
As informações são de Cleiton Aparecido Ferreira da Silva, representante arquidiocesano do Apostolado da Oração.