Arcebispo e Procuradora confirmam necessidade de isolamento social

29 maio, 2020

Dom Dario recebeu hoje, 29 de maio, pela manhã a Procuradora da República, Dra. Elisandra de Oliveira Olímpio, também Coordenadora do Gabinete Integrado de Acompanhamento à Epidemia do Coronavírus.

A pauta da reunião foi sobre a Covid-19, doença gerada pelo coronavírus.

A Procuradora parabenizou o Arcebispo pelas medidas adotadas na Arquidiocese, entre elas a suspensão de reuniões e transmissões online para evitar aglomerações e acentuou a importância de manter as atividades presenciais suspensas, como forma de evitar a contaminação e propagação da doença.

Dom Dario acolheu as preocupações e reafirmou que a orientação da Arquidiocese aos padres é que mantenham as atividades presenciais suspensas, conforme decreto emitido por ele, e evitem qualquer tipo de aglomeração. Reforçou, ainda, a recomendação de que o isolamento social neste momento é necessário e precisa ser mantido.

Lembrando as orientações de Dom Dario, naquilo que se refere ao isolamento:

• As missas e outras celebrações litúrgicas poderão ser realizadas de modo mais breve. Entretanto, os fiéis estão dispensados das obrigações previstas no Cânon 1247 do Código de Direito Canônico de participar das Celebrações Dominicais e dos demais dias de preceito.

• […] Recomenda-se acompanhar pelos meios de comunicação das paróquias da Arquidiocese, pela rádio América 91,1 ou pelas demais mídias católicas, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal.

• Recomenda-se, vivamente, nesse tempo, a oração pessoal ou em família como, por exemplo, a Leitura Orante da Bíblia e o Terço.

• No âmbito de nossas áreas pastorais, paróquias, comunidades e outras instâncias eclesiais, suspender a realização de encontros, assembleias, seminários, catequese, procissões e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas. 

• Oriento que as igrejas matrizes fiquem abertas durante um tempo determinado, segundo a realidade local e, o padre se coloque à disposição para atender as confissões;

• Que as demais comunidades fiquem fechadas;

• Reforço o apelo a todos os fiéis que orem em família, rezando o Terço, praticando a Lectio Divina, além de outras devoções, participando juntos nas celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook