Na tarde desta terça-feira (29/03), recebemos em nossa casa de formação, Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Emérito de nossa Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. Sua visita faz parte das comemorações dos 70 anos do Seminário.
Mais uma vez nos encontramos para homenagear e agradecer a Dom Luis Mancilha Vilela. Naquela ocasião, em 2018, lembramo-nos da jovialidade conservada no olhar deste grande homem fé, que como zeloso pastor apascentou-nos a nós e entre nós: ora com voz retumbante, ora com boca chiusa, em silêncio. Quantas vezes testemunhamos aquela pressa evangélica, mas a serenidade de quem “reúne nos braços os cordeiros e os leva ao colo” (Is 40, 11). Como esquecer aquela ordenação durante o Congresso Eucarístico na qual, mesmo diante da forte tempestade, o pastor de mãos erguidas tangeu para dentro da Catedral o rebanho amedrontado? “De coração e mãos estendidas” … “ele mesmo tange as ovelhas” (Is 40, 11b).
As ovelhas reconhecem a voz do seu pastor, mesmo no silêncio da emeritude episcopal. Reconhecem a dedicação do senhor, Dom Luís, que tanto trabalhou para o bem do povo de Deus e a santidade de seus seminaristas. É, necessário, pois reconhecer o teu servir! A entrega de uma alma ancila, escrava, uma alma pronta a gastar-se e desgastar-se pelas nossas almas (cf. 2 Cor 12, 15), servo fiel e prudente (cf. Mt 24, 45).“No Silêncio do Coração, Fala o meu coração: Senhor és Deus Amor…”. O autor dessas palavras descobriu o maior dos tesouros, descobriu que o “Coração fala ao Coração” e que é na escuta de seu Senhor é que passamos a nos configurar ao semblante de Jesus de Nazaré. Nosso sincero agradecimento ao senhor, Dom Luís Mancilha Vilela, por nos presentear com tua presença e testemunho. Somos frutos desse belo pastoreio realizado na Igreja de Vitória.
Obrigado por insistir conosco que o caminho que nos levará à plena realização não é outro, senão o da santidade.“
Também nosso reitor Pe. Jorge Campos, que concelebrou, dirigiu algumas palavras de agradecimento a Dom Luiz, lembrando-o que, diariamente rezamos a oração pelas vocações composta por ele, considerando que esta oração deu muitos frutos para Igreja. Após a missa, Dom Luiz jantou em nosso seminário, em um agradável momento de fraternidade e convivência.