Arcebispo Emérito visita o seminário

29 março, 2022

Na tarde desta terça-feira (29/03), recebemos em nossa casa de formação, Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Emérito de nossa Arquidiocese de  Vitória do Espírito Santo. Sua visita faz parte das comemorações dos 70 anos do Seminário.

Após uma pequena entrevista, onde pode partilhar um pouco de sua trajetória vocacional, bem como sua passagem pela arquidiocese e relação com o seminário,  Dom Luiz presidiu para nós a Santa Eucaristia. No início da celebração o Arcebispo emérito revelou sua alegria e emoção em estar no seminário, especialmente em ver a capela repleta de jovens buscando o sacerdócio, afirmando que o seminário é o coração da Arquidiocese e que o Seminário Nossa Senhora da Penha sempre esteve em seu coração.
 
Em sua homilia, Dom Luiz nos presenteou com belas palavras e valiosos ensinamentos. Refletindo sobre a quaresma, afirmou ser este tempo, ´´escola de espiritualidade e da experiência pascal, momento propício de renovação, para viver a Páscoa, não apenas como um dia no ano litúrgico, mas como uma realidade em nossa vida, desde o dia de nosso batismo“ e, lembrando a música de Pe. Zezinho, afirmou: ´´ Viver a Páscoa é Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu“.

E mais uma vez exortou-nos à santidade: ´´ Ser Santo é isso, viver a Páscoa, tomar  a cama e andar, viver a plenitude da Lei, que é o Amor, sair de si e abrir-se ao outro, abrir-se para Cristo, para caminhar com Ele. Se você quer ser feliz, seja santo“. Lembrando-nos que nossa história é uma história de Cruz, mas de Cruz Vitoriosa.

Falando sobre a figura do padre, o arcebispo emérito enfatizou que o sacerdote deve ser um homem valente! Corajoso, mas que conserve sempre a capacidade de se assustar, se assustar com a grandiosidade dos mistérios de Deus, com o tamanho da missão a ele confiada e o poder de seu sacerdócio.
 
 
Ao final da cerimônia, o seminarista Arthur Cristo (2º ano de Teologia) agradeceu em nome de toda comunidade formativa o Sr. Arcebispo:
 

Mais uma vez nos encontramos para homenagear e agradecer a Dom Luis Mancilha Vilela. Naquela ocasião, em 2018, lembramo-nos da jovialidade conservada no olhar deste grande homem fé, que como zeloso pastor apascentou-nos a nós e entre nós: ora com voz retumbante, ora com boca chiusa, em silêncio. Quantas vezes testemunhamos aquela pressa evangélica, mas a serenidade de quem “reúne nos braços os cordeiros e os leva ao colo” (Is 40, 11). Como esquecer aquela ordenação durante o Congresso Eucarístico na qual, mesmo diante da forte tempestade, o pastor de mãos erguidas tangeu para dentro da Catedral o rebanho amedrontado? “De coração e mãos estendidas” … “ele mesmo tange as ovelhas” (Is 40, 11b).

As ovelhas reconhecem a voz do seu pastor, mesmo no silêncio da emeritude episcopal. Reconhecem a dedicação do senhor, Dom Luís, que tanto trabalhou para o bem do povo de Deus e a santidade de seus seminaristas. É, necessário, pois reconhecer o teu servir! A entrega de uma alma ancila, escrava, uma alma pronta a gastar-se e desgastar-se pelas nossas almas (cf. 2 Cor 12, 15), servo fiel e prudente (cf. Mt 24, 45).“No Silêncio do Coração, Fala o meu coração: Senhor és Deus Amor…”. O autor dessas palavras descobriu o maior dos tesouros, descobriu que o “Coração fala ao Coração” e que é na escuta de seu Senhor é que passamos a nos configurar ao semblante de Jesus de Nazaré. Nosso sincero agradecimento ao senhor, Dom Luís Mancilha Vilela, por nos presentear com tua presença e testemunho. Somos frutos desse belo pastoreio realizado na Igreja de Vitória.

Obrigado por insistir conosco que o caminho que nos levará à plena realização não é outro, senão o da santidade.“

 

Também nosso reitor Pe. Jorge Campos, que concelebrou, dirigiu algumas palavras de agradecimento a Dom Luiz, lembrando-o que, diariamente rezamos a oração pelas vocações composta por ele, considerando que esta oração deu muitos frutos para Igreja. Após a missa, Dom Luiz jantou em nosso seminário, em um agradável momento de fraternidade e convivência.

Nosso sincero agradecimento ao senhor, Dom Luiz Mancilha Vilela, por nos presentear com tua presença e testemunho. Somos frutos desse belo pastoreio realizado na Igreja de Vitória. Obrigado por insistir conosco que o caminho que nos levará à plena realização não é outro, senão o da santidade! E rezemos, para que a Cruz vitoriosa de Cristo possa acompanhar nosso querido Dom Luiz, hoje e sempre.
 
 
 
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por