Arcebispo estuda Igreja pós-pandemia

23 outubro, 2020

A Igreja Particular de Vitória vive novos tempos em sua caminhada pastoral. Tendo realizado no início deste ano uma Assembleia Arquidiocesana do Povo de Deus, o arcebispo de Vitória, juntamente com os padres e leigos, puderam avaliar e projetar um plano pastoral para os próximos anos. Devido a pandemia do novo coronavírus, muitas ações não foram realizadas e outras foram adaptadas a nova configuração com as plataformas digitais.

 

“A Igreja não ficou à parte desta realidade e, mesmo com o isolamento social, buscou novos meios para estar próxima dos fiéis, acalentando seus corações, levando a esperança de Cristo, vencedor da morte”, destaca padre Renato Criste, coordenador de Pastoral.

O que muitos agora se perguntam é: como a Igreja estará no pós-pandemia? Para dialogar sobre essa pergunta e outros questionamentos, o Arcebispo de Vitória Dom Dario Campos convocou o Conselho Pastoral Arquidiocesano, o “COPAV Ampliado” para o próximo dia 28 de novembro. O Conselho Pastoral da Arquidiocese de Vitória será um momento de renovação do vigor pastoral, de esperança e abertura às novidades na missão evangelizadora sempre dóceis às inspirações do Espírito Santo. 

Este é o primeiro evento híbrido realizado pela Arquidiocese de Vitória. O COPAV vai reunir no formato digital assessores e também participantes que poderão acompanhar pelas redes sociais. A programação disponibilizada nas plataformas, será composta por palestras, meditações e apresentação de novos coordenadores de comissões pastorais. Sem sair de casa, as pessoas poderão participar das palestras e também fazer perguntas aos assessores.

 

Segundo o padre Renato Criste, coordenador de pastoral os assessores convidados irão provocar esse diálogo da Igreja no pós-pandemia, contribuindo para uma reflexão mais ampla das Comissões Pastorais e Vicariatos. “A pandemia provocou algumas adaptações também no curso da vida pastoral da Igreja Particular de Vitória e, ainda, tem levantando muitas reflexões”, disse.

Além da presença do Arcebispo Metropolitano, o COPAV ampliado contará com a assessoria do Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol e o jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, Moisés Sbardelotto. 

O que é o COPAV?

O Conselho Pastoral da Arquidiocese de Vitória do Espírito santo, em comunhão com o Arcebispo Metropolitano, é o órgão dinamizador da Ação Evangelizadora e da unidade pastoral da Arquidiocese. Por ser representação do Povo de Deus, ele é expressão de comunhão e participação da Igreja Arquidiocesana. 

Existem muitas finalidades para o COPAV, entre elas estão:

– Assessorar o Arcebispo Metropolitano na condução pastoral da Arquidiocese, examinando as atividades pastorais e propondo encaminhamentos. 

– Abrir caminhos e descobrir pistas para melhor anunciar o Evangelho e servir na edificação da Igreja, colaborando na transformação da sociedade em vista do Reino de Deus. 

– Refletir sobre as necessidades e experiências pastorais na Arquidiocese; 

Mais informações:

Departamento de Pastoral

e-mail: [email protected]

Telefone: (27) 3025-6288 / (27) 99727-2637

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 5 outubro
domingo 8 outubro
segunda-feira 9 outubro
terça-feira 10 outubro
quinta-feira 12 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook