Área de Vitória no oitavário da Penha

9 abril, 2021

Com o tema: “Vosso olhar a nós Volvei”, o oitavário da Festa de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha – ES, está acontecendo desde domingo dia 06 de abril. Devido a pandemia da Covid- 19 mais uma vez a terceira maior festa mariana do Brasil precisou acontecer de forma online.

Todos os dias deste oitavário, vem acontecendo a missa às 16 horas, e a cada celebração, uma área pastoral está responsável. Nesta sexta-feira (9), foi a vez da área de Vitória. A celebração foi presidida pelo Pe. Celso Pôrto Nogueira, pároco da paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha e concelebrada pelo Pe. Osmar de Oliveira Braido, vigário da mesma paróquia.

A liturgia nos chamou atenção para que possamos ter um olhar missionário do amor e do serviço, assim como Nossa Senhora teve durante toda sua vida.

O Evangelho da liturgia de hoje está em Jo 21,1-14 , que relata a Aparição de Jesus na Galiléia, onde os discípulos passaram a noite pescando e nada pegaram e quando foi de manhã Jesus aparece e manda jogar as redes, ao puxar ela vem repleta de peixes.

Pe. Osmar de Oliveira Braido foi quem proferiu a homilia. Ele ressaltou que “o ato de subir na barca, significa ir com a Igreja. A Barca simboliza a Igreja que vai ao encontro daqueles que precisam de ajuda e apoio”.

É necessário sempre estar atento ao que Deus nos fala porque quando estamos longe de Deus, da Igreja não conseguimos pescar, puxar a rede, como aconteceu com os discípulos, que jogaram as redes e nada pescaram. Mas quando Jesus se aproxima, e manda jogar novamente a rede, acontece a aproximação deles com a Igreja que é Cristo, e com isso a rede fica repleta de peixes.

“É necessário escutar a Deus, pois quando não O escutamos, não pescamos nada, não podemos fazer nada. Se não reconhecermos a presença do Ressuscitado não produzimos frutos. Sozinhos, sem Deus, não

conseguimos sair do lugar. Precisamos escutar a voz de Deus, para que assim sejamos missionários”, exorta Pe. Osmar durante a homilia.

Antes de finalizar sua reflexão, padre Osmar convidou todos que olhassem para a Virgem da Penha, Nossa Senhora das Alegrias, e percebessem quem ela carrega em seus braços, porque é Ele, o Menino Deus, que é o condutor de toda a nossa caminhada.

Confira a programação do final de semana:

SÁBADO – 10 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias
16h – Missa Sétimo Dia Oitavário (Pe. Rodrigo – área pastoral serrana)
20h – Romaria das Famílias

DOMINGO – 11 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste
16h – Missa Oitavo Dia Oitavário (Fraternidade Franciscana)

SEGUNDA – 12 de abril

12h – Terço/Consagração
14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook