Centenas de fiéis lotaram o Campinho do Convento da Penha na tarde hoje homenageando Nossa Senhora da Penha no 5⁰ dia do Oitavário da Festa da Penha 2023, que foi dedicado à reflexão sobre o “Chamado à Vida Sacerdotal”. Neste ano o tema principal da maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festa mariana do País é “Com Maria Chamados a Servir”, à luz do ano vocacional proposto pela CNBB. Então a cada dia uma vocação vira uma temática de reflexão. Durante o inicio da tarde os devotos iam chegando e um grupo de crianças, alunos do colégio Sagrado Coração de Maria, chamaram a atenção ao visitar o Convento.
O programa Salve Mãe das Alegrias conversou com uma voluntária da Festa da Penha há 28 anos e a música ficou por conta de Edinho Ferreira que tem uma história de caminhada na Igreja. Frei Gustavo Medella reforçou em sua fala a importância da dedicação de um momento da festa para lembrar da vocação ao Sacerdócio, ministério/serviço ordenado. “Surgiu a fim de propiciar uma organização da missa, mas pela imposição das mãos e pela prece sacerdotal o padre se constitui como pastor do povo de Deus. Essa figura do pastor e suas ovelhas não é da nossa realidade, mas era muito forte no tempo de Jesus.”
A Área Pastoral Serra/Fundão foi a responsável pela liturgia da tarde. Padre Alessandro Chagas, pároco da Paróquia Bom Pastor, na Serra, fez a homilia e destacou que a ressurreição de Jesus “nos faz sair do menor da nossa vida para encontrar o maior da nossa vida” e também ressaltou que “o melhor de nós é possível quando estivermos caminhando com Cristo Senhor que é nossa Esperança”. Ele também pediu que os fiéis “rezem pelos sacerdotes, para que sejam moldados pelo discipulado de Nossa Senhora.
Um momento que emocionou todos os presentes foi a homenagem ao final da Santa Missa em que representantes das paróquias que compõe a Área Serra/Fundão entraram com rosas brancas e entregaram aos presbíteros que estavam no altar, ao redor da imagem de Nossa Senhora da Penha, recebendo as bênçãos pela imposição das mãos de todas as pessoas presentes no Campinho.