Área Serrana na Festa da Penha

10 abril, 2021

Hoje (10) acontece o sétimo dia do oitavário dentro da programação dos 451 anos da Festa da Penha. Ao meio dia tem o terço/consagração, às 14h acontece o programa Salve Mãe das Alegrias e às 16h a área pastoral Serrana conduz a liturgia da Eucaristia. Ainda neste sábado, pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Romaria das Famílias. Vale destacar que neste ano toda a programação está sendo realizada de forma virtual devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 e os fiéis participam das transmissões online.

Padre Rodrigo Chagas é coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Vitória, representante da área Serrana e pároco da Paróquia São Sebastião de Afonso Claudio. Hoje ele é quem preside a missa das 16h e afirma que “é um grande prazer representar todo o povo da área levando o carinho, o amor e a devoção desse povo de Deus para o coração de Nossa Senhora, a Virgem da Penha, a Senhora das Alegrias”.

O presbítero conta que a Festa da Penha sempre foi e será um momento muito importante, pois alimenta a Fé de todos os cristãos e para os capixabas em especial, pois saem de um momento sublime, o mais importante e que culmina a Fé Cristã que é a Páscoa e já entram em uma grande festa mariana.

Uma curiosidade é que ainda em seu primeiro ano como padre – padre Rodrigo foi ordenado há 8 meses – ele já participa da Festa da Penha como presidente da celebração da área Serrana na casa de Nossa Senhora. “Eu não tive a oportunidade ainda de presidir uma Eucaristia no Convento devido a pandemia. Geralmente todos que ordenam celebram uma de suas primeiras missas na casa da mãe e não tive essa oportunidade. Essa é minha primeira missa e será muito emocionante”, enfatiza.

Na preparação da Liturgia deste sábado a área Serrana vai conduzir de um jeito simples e como se pode fazer no momento. Segundo o sacerdote ele presidirá a missa no convento e o povo da área estará de suas casas acompanhando, assistindo e rezando por meio da transmissão pelas redes sociais. “Queremos conseguir levar essa alegria da liturgia de Nossa Senhora por ver seu filho Jesus Cristo ressuscitado.

Sobre o que será tratado na reflexão de hoje padre Rodrigo adianta que está no meio do tema central da Festa da Penha deste ano: o olhar. “Especialmente neste sábado vamos refletir o olhar do reencontro. Maria que reencontra seu filho após ele ter ficado perdido para ela, mas que na verdade ele não estava perdido e sim na Casa do Pai. Então vou partir da alegria do reencontro com Jesus e neste momento difícil que estamos passando também temos o reencontro da morte com a vida e tem esse recolhimento com a liberdade. Vamos tentar passar um pouco por isso e enxergar que mesmo quando a gente acha que tudo está perdido, na verdade tudo está em Deus, como Cristo estava na casa do Pai”.

Confira a programação dos próximos dias:

DOMINGO – 11 de abril

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste

16h – Missa Oitavo Dia Oitavário

17h – Live | Pe. Anderson Gomes

SEGUNDA – 12 de abril

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior

17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook