Prestes a iniciar os festejos da Festa da Penha, no próximo dia 09 de abril, fiéis e devotos da Área Pastoral Vila Velha estão se organizando para participar de toda a programação, bem como da missa de abertura que será preparada pela área.
Com o tema “Batismo, fonte de todas as Vocações”, o primeiro dia do oitavário contará com uma programação diversa a partir das 05h. A missa de abertura acontecerá às 16h, no Campinho do Convento. Sobre a Festa, Padre Abel de Andrade, coordenador da Área Pastoral Vila Velha, comentou: “A Festa da Penha sempre foi marcada pela presença das Áreas Pastorais. Um momento de unidade, comunhão pastoral e alegria Pascal”. Em relação a abertura oficial da Festa, ele destacou: “A abertura da festa é feita pela Área Pastoral de Vila Velha por ser o local da festa e, por acontecer no dia de Páscoa, facilita para as paróquias da área celebrarem as alegrias de Nossa Senhora na Festa da Ressurreição.
Diversos devotos também estão animados e engajados para este momento celebrativo, como é o caso do Gabriel de Sousa Ladeira, de 20 anos, que pertence à paróquia Nossa Senhora do Rosário. No ano de 2009, o pai de Gabriel, o senhor Nelio de Pinho Ladeira, sofreu um acidente e quebrou o pé. O senhor Nelio é devoto de Nossa Senhora da Penha e participava todos os anos da Romaria dos Homens. Porém, devido ao acidente, ele não conseguiu estar presente naquele ano.
Gabriel, ao acompanhar, pela janela de casa, a romaria passar, se deparou com o pai emocionado diante da homenagem que a comunidade deles havia preparado para Nelio. Então, Gabriel se comprometeu a ir com ele no próximo ano.
Quando se aproximava a Festa da Penha de 2010, Gabriel lembrou o pai sobre a promessa que havia feito no ano anterior. No sábado pela manhã, dia da romaria, Gabriel recebeu o telefonema de uma amiga do pai dele pedindo que, ao chegar na Catedral, fizesse dois pedidos à Nossa Senhora da Penha. O primeiro pela recuperação do pé do senhor Nelio, que ainda não podia usar calçados fechados e não estava andando direito. O segundo pela saúde da filha dela, que é amiga de Gabriel, e não se alimentava direito, além de sofrer com uma depressão infantil. Ao chegar na Catedral, Gabriel pediu ao pai que o levantasse para enxergar a imagem. Ao avistá-la, ele fez os dois pedidos. Uma semana após a festa, o pai voltava a usar os calçados fechados e a amiga de Gabriel, que hoje é sua madrinha de Crisma, se alimentava normalmente.
São histórias como a de Gabriel que faz o povo capixaba externar tamanha fé e devoção à Nossa Senhora das Alegrias.
Nossa Senhora da Penha, Mãe das Alegrias: Rogai por nós!
INFORMAÇÃO
MISSA DE ABERTURA DA FESTA DA PENHA
Tema Do Dia: Batismo, Fonte De Todas As Vocações
Data: 09 de abril
Local: Campinho do Convento
Horário: A partir das 16h – Transmissão Ao Vivo (TVs, Rádios, Internet)
Área Pastoral: Vila Velha
Clique aqui e confira a programação completa!
Texto: Renann Siqueira
Fotos: Pascom – Área Vila Velha