No encerramento do Mês das Vocações, a Arquidiocese de Vitória viveu a alegria da ordenação de três novos padres: Arthur Cristo, Jacob Mariano e Rodrigo Almeida. A celebração, realizada neste sábado (30), na Catedral Metropolitana, reuniu fiéis, familiares e membros do clero em um momento histórico para a Igreja local. Foi a primeira ordenação presbiteral de padres diocesanos presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, como arcebispo metropolitano.

Na homilia, Dom Ângelo convidou todos a darem graças a Deus pelo dom das vocações, lembrando que a missão sacerdotal nasce no coração de Cristo e se prolonga na vida da Igreja: “Hoje, irmãos, vamos dar graças a Deus. Mesmo diante das incertezas e desafios, este é um momento sagrado, em que reconhecemos que é o próprio Deus quem conduz a história e derrama o seu amor sobre nós. Esses filhos foram escolhidos, consagrados e agora são dados de volta ao povo de onde vieram, para amar, cuidar e servir”.
O arcebispo destacou ainda que o ministério presbiteral só encontra sentido na unidade com Cristo e na comunhão com o povo: “Só há uma razão e um fundamento: a comunhão com Cristo, que depois se expressa na unidade entre nós e no serviço à comunidade. Eles são de Cristo, e Cristo os entrega à Igreja como pastores para guiar e alimentar o seu rebanho”.

Entre emoção e fé, os três novos padres receberam a imposição das mãos e a oração de ordenação, rito central que os configura sacerdotes para a vida inteira. Já revestidos das vestes próprias, concelebraram pela primeira vez a Eucaristia ao lado de Dom Ângelo e dos demais presbíteros, gesto que simboliza sua inserção plena no presbitério arquidiocesano.
Ao final, Dom Ângelo dirigiu-se também às famílias dos novos padres, reconhecendo o dom que representam para toda a Igreja: “Vocês, familiares, receberam hoje um presente. Sustentem e acompanhem estes filhos sacerdotes, nas alegrias e nas dificuldades. O padre é uma graça que nasce no seio da família e se torna dom para toda a comunidade”.
A ordenação, além de marcar a vida dos novos presbíteros, renovou em toda a Arquidiocese a certeza de que Deus continua chamando e enviando trabalhadores para a sua messe. Para o povo de Vitória, este é um sinal de esperança e de compromisso com a missão de evangelizar.







































por 