Arquidiocese celebra Dia Nacional do Leigo

18 novembro, 2020

No próximo dia 22 de novembro (domingo), a Arquidiocese de Vitória vai realizar uma missa para celebrar o Dia Nacional do Leigo na Catedral Metropolitana de Vitória, às 11 horas. “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. A data é celebrada no dia 22 de novembro, Solenidade de Cristo Rei. Este ano, o lema é: Cristãos Leigos e Leigas: testemunho e profecia a serviço da vida e o lema: “Eu vos chamei a serviço da justiça” (Is 42,6).

Há 29 anos a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas no último domingo do ciclo litúrgico anual, unindo uma antiga tradição da Ação Católica, onde neste domingo se recorda o batismo como fonte da missão, com a celebração de Cristo Rei. Dentro da comunidade eclesial, os cristãos leigos e leigas são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diversas pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. Chamados também a colaborar na paroquia e diocese, participando de conselhos pastorais e econômicos. Não como simples colaboradores do bispo e dos padres, mas como membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

Comissão do Laicato na Arquidiocese de Vitória

Na Arquidiocese de Vitória a Comissão para o Laicato tem como objetivo promover a vocação e missão, formação e espiritualidade dos leigos, movimentos, serviços eclesiais, associações laicais e Cháris (Renovação Carismática Católica e Novas Comunidades), organizando sua atuação, fortalecendo os valores e carismas, com visão eclesiológica alicerçada numa espiritualidade de comunhão e participação, a serviço do crescimento do Reino no espírito missionário, sendo sal, luz e fermento na sociedade.

Atualmente, na composição da Comissão para o Laicato na Arquidiocese de Vitória estão presentes os seguimentos movimentos: Apostolado da Oração; Arautos do Evangelho; Campanha Mãe Rainha de Schoenstatt; Charis (Comunidade Epifania, Comunidade Jesus Está Vivo, Comunidade Água Viva, Comunidade Mensageiros da Boa Nova, Shalom e Renovação Carismática Católica); Legião de Maria; Liga Católica de Jesus, Maria e José; Mães que oram pelos Filhos; Cursilho de Cristandade; Focolares; Movimento Sacerdotal Mariano; Oficinas de Oração e Vida; Terço dos Homens; Vicentinos. O coordenador da comissão para o Laicato é Luciano Prado Murari, do movimento de Cursilho de Cristandade.

Missa em celebração ao Dia Nacional do Leigo

22 de novembro, solenidade de Cristo Rei

Horário: 11 horas

Local: Catedral Metropolitana de Vitória

A missa será transmitida pelo facebook da Catedral Metropolitana de Vitória (acesse aqui)

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 7 agosto
domingo 8 agosto
quarta-feira 11 agosto
quinta-feira 12 agosto
sábado 14 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por