ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA COMPLETA 65 ANOS

16 fevereiro, 2023

No dia 16 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII, por meio da bula Cum territorium, elevou a então Diocese do Espírito Santo à categoria de arquidiocese e sé metropolitana, passando a denominar-se Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Anteriormente A Diocese do Espírito Santo havia sido erigida canonicamente pelo Papa Leão XIII, no dia 15 de novembro de 1895, por meio da bula Sanctissimo Domino Nostro, a partir de território desmembrado da então Diocese de Niterói. Durante os seus dois primeiros anos ficou sob a direção de um Administrador Apostólico, Dom João Fernando Tiago Esberard, arcebispo do Rio de Janeiro. Em 1897 tomou posse o seu primeiro bispo Dom João Batista Corrêa Nery.

Assim, quando aconteceu a elevação de Vitória à categoria de Arquidiocese, também foram criadas as Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim e São Mateus, portanto na mesma data. Dom Luiz Gonzaga Peluso foi o primeiro Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), tinha como lema: Ipse firmitas mea (Ele é a minha firmeza) e ficou a frente da Diocese por 26 anos (de 1959 a 1985). Já Dom José Maria Dalvi, foi eleito Bispo de São Mateus em 9 de maio de 1959 e Sagrado em Vitória-ES, em 29 de junho de 1959, aos 39 anos de idade. Ele governou a Diocese de 1959 a 1970, quando renunciou por problemas de saúde.

João Batista da Mota e Albuquerque, filho de Francisco Feliciano da Mota e Albuquerque e Francisca do Carmo Mota e Albuquerque, nasceu em 02 de setembro de 1909, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Foi batizado a 11 de novembro de 1909 na Igreja Matriz da Glória, no largo do Machado, no Rio de Janeiro, conforme certidão de nascimento.

Dom João Batista da Mota e Albuquerque, já era Bispo do Espírito Santo. Ele havia sido nomeado pelo papa Pio XII, no dia 04 de maio de 1957. D. João substituiu a Dom José Joaquim Gonçalves, que esteve à frente da diocese de Vitória até sua transferência na qualidade de bispo auxiliar na diocese de Ribeirão Preto (SP), em 14 de março de 1957. Dom João Batista da Mota e Albuquerque foi proclamado o primeiro arcebispo da Arquidiocese de Vitória em 26 de maio do mesmo ano (1958) da elevação de Vitória à Arquidiocese. “Sanctificans Evangelium Dei”, esse é o lema de Dom João Batista da Mota e Albuquerque, que pode ser traduzido como “Sacerdote do Evangelho de Deus” e com o qual viveu à frente da Igreja de Vitória.

Escrito por Padre Manoel Davi Neto

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 25 setembro
terça-feira 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook