Arquidiocese lança Novena de Natal 2020

A Novena de Natal é uma prática de grupos e comunidades que se reúnem para rezar e consagrar os últimos dias do Advento a uma imediata preparação para o Natal do Senhor. É uma forma de atualizar o gesto concreto de Maria de visitar Isabel. A Novena contribui para diminuir o egoísmo, individualismo e o consumismo que assolam os nossos dias. Busca ajudar os irmãos e irmãs a bem preparar a grande festa e celebrar com alegria e fé a vinda do Deus-Conosco na nossa história. É momento forte de evangelização nas famílias, principalmente neste período de pandemia.

Através da Comissão de elaboração dos Círculos Bíblicos, o Departamento de Pastoral da Arquidiocese de Vitória destaca a Novena como um caminho frutuoso que as comunidades, as famílias e os grupos podem adotar, em preparação ao Natal do Senhor. Suscita reflexões, a integração dos membros do grupo e deste com a comunidade e ainda promove gestos concretos de solidariedade.

 

Ao apresentar o conteúdo do subsídio para orientar a realização dos nove encontros, o padre Claudio Alves falará sobre os aspectos que devem ser observados, como o planejamento dos ambientes, da proclamação do texto bíblico (“Uma boa leitura pode proporcionar um clima melhor para reflexão”), dos cantos e do gesto concreto, que deve ser definido no primeiro dia da Novena, considerando as necessidades espirituais e materiais da comunidade. A LIVE de lançamento da Novena de Natal 2020 será nesta quinta-feira, a partir das 19h30 no canal do YouTube da Arquidiocese de Vitória e também pelo Facebook. Você poderá baixar o arquivo em PDF na seção “Círculo Bíblico”.

 

Orientações

Esta Novena está estruturada em três breves seções:

1)   Preparando os corações;

2)   Escuta à Palavra de Deus;

3)   Oração conclusiva;

– As seções foram simplificadas para permitir às famílias meditarem a Palavra de Deus e rezarem a partir dela, aproveitando o tempo mínimo e mais oportuno para todos os membros da família. São encontros elaborados para durarem no máximo de 20 a 25 minutos.

– Sugerimos, por fim, que haja interação entre a Comunidade e as famílias que rezarão a Novena. Propomos, para tanto, que a Equipe de Círculos Bíblicos providencie junto à Equipe de Liturgia uma Bênção Especial para as velas que serão utilizadas pelas famílias durante a Novena e na Ceia de Natal. Esse gesto mostrará maior espírito de comunhão e de eclesialidade.

– Deve ser visto com o Pároco ou o Administrador Paroquial a possiblidade de custeio destas velas. Ou pensado, junto com ele, uma forma de que o Rito proposto seja realizado antes do início da Novena na paróquia. Assim todos os lares receberão uma vela abençoada numa Celebração Litúrgica.

Como adquirir a Novena de Natal

 

A Novena de Natal, está disponível para download aqui na matéria. Para mais informações entre em contato pelo telefone (27) 99727-2637 / 3025-6265, com Venison Reis (secretário da Comissão), ou pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!