Arquidiocese ordena quatro Diáconos Transitórios

9 dezembro, 2023

A Arquidiocese de Vitória, rendeu graças a Deus pela ordenação diaconal de quatro seminaristas:  Bruce Willis Moura de Oliveira, César Augusto Flegier Delarmelina, Juliano do Nascimento Machado e Vitor Valentim Placidino do Nascimento, que foram ordenados Diáconos Transitórios para a Igreja pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom Frei Dario Campos, ofm.

A solene celebração aconteceu na Catedral de Vitória, no Centro da Capital do Espírito Santo e reuniu Padres, Seminaristas, familiares dos ordenados e o povo de Deus.

Em sua homilia, Dom Frei Dario Campos, ressaltou o refrão do salmo: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor”, recordando que a afirmação de colocar-se à disposição do Senhor para fazer a Sua vontade, nasce da experiência do cuidado Divino, que desperta no mesmo uma profunda disposição em cumprir a vontade Divina, no serviço e na comunhão.  Reforçou que a missão primordial dos diáconos, atender os menos favorecidos e excluídos, solicitando assim aos quatro jovens uma atenção para os pobres.

Os Diáconos são chamados  a um profunda e constante  conversão pessoal, pastoral e social, de modo que o caminho trilhado vos proporcione uma contínua configuração a Cristo Pastor, servidor e compassivo.

“De maneira especial, vocês meus irmãos que assumirão o serviço diaconal, não importa o que cada um possui, pois o pouco ou o muito que cada um tem deve ser partilhado, de maneira especial, com aqueles que têm menos e passam por dificuldades e tribulações”, ressaltou Dom Dario em sua homilia.

Dom Dario finalizou sua homilia lembrando de Santa Clara de Assim dizendo: “Nunca percam de vista seu ponto de partida”. Por fim, o Bispo pediu ao povo que rezassem pelo Diácono e agradeceu ao serviço prestado à Igreja e ao povo de Deus.

Ao final da celebração eucarística, agora Diácono Vitor Valentim fez o agradecimento em nome do também Diácono Bruce, César e Juliano, agradeceram a Deus autor da vida e das vocações, sendo assim, agradeceram o amor matrimonial de seus pais, e também ao Bispo Arquidiocesano pela confiança depositada.

Reforçaram que “nunca irão perder de vista o ponto de partida”, lembrando da importância de servir aos pobres, enfermos, e doentes.

Agradeceram a toda a equipe do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, colaboradores, amigos seminaristas e todos os envolvidos em suas caminhadas vocacionais.

A função dos Diáconos

Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal configurando-se a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir ao Bispo e aos Padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo à Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem, em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato em preparação ao sacerdócio.

 

 

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 19 junho
quinta-feira 20 junho
sexta-feira 21 junho
segunda-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook