Atividades pastorais presenciais

29 julho, 2021

Aos poucos, seguindo os protocolos e tomando todos os cuidados para evitar contágio da Covid-19, comunidades e paróquias estão retomando atividades pastorais presenciais. Missas, Celebrações da Palavra, catequese e sacramentos já estão acontecendo de forma presencial em todas as seis Áreas Pastorais.

Durante a pandemia foi necessário criar novos modelos e formas para desenvolver a pastoral, e, usar a tecnologia para fazer formações, reuniões e programações.  Certamente, algumas modalidades continuarão sendo usadas, pois ainda é necessário muito cuidado e sabemos que o vírus continua circulando entre nós. Mas, neste momento, predomina a forma híbrida para evangelizar, isto é, algumas atividades pastorais, como missas e catequese, acontecem de forma presencial com número reduzido de participantes e sempre que possível com transmissões, elas são oferecidas para quem quiser acompanhar online. O mundo digital se incorporou e os dois ambientes, digital e presencial, são oferecidos pelas paróquias e comunidades.

Nessa retomada, contudo, predomina a alegria por poder se encontrar, como disse pe. Robson Lemos, coordenador pastoral da área Benevente. “Já estamos celebrando os sacramentos, graças a Deus e, também, as missas e celebrações da Palavra nas comunidades”.

Na área pastoral de Serra, os eventos ainda estão restritos, mas as formações e reuniões com coordenadores de catequese já estão acontecendo de forma presencial e as pastorais também gradativamente retomando as atividades. As visitas aos doentes hospitalizados estão sendo feitas sempre que solicitadas e a pastoral da esperança vem atuando junto às famílias enlutadas. Padre Jones Teixeira, coordenador da área pastoral, acredita que a retomada será exigente: “eu percebo em muitos agentes pastorais e parcela do povo, um certo desânimo, uma tibieza espiritual, percebo que nós padres, vamos precisar trabalhar muito a espiritualidade com os leigos e agentes pastorais.

Faz-se necessário um reavivamento que desperte aquela alegria de servir e de caminhar com Jesus”.

Duas iniciativas merecem um destaque nesta retomada. Os catequistas da paróquia Sant’Ana Área Pastoral Serrana, apoiados pelo pe. Marcos de Brito, pároco e coordenador da Área Pastoral, estão realizando a catequese dentro da missa nas quartas-feiras. Com este gesto envolveram pais e filhos e prepararam 48 crianças e 1 jovem para o Sacramento da iniciação cristã, para a primeira Eucaristia que aconteceu em abril. A catequese continua seguindo nesse modelo. O pároco e a coordenadora da catequese, Ludmila Zambom estão felizes com o resultado e já criaram um coral infantil para animar as missas-catequese, como estão sendo chamado esse modelo de catequese.

Outra modalidade na catequese vem da paróquia Nossa Senhora da Esperança, na área pastoral de Serra. A paróquia está com inscrições abertas para o início da catequese que recomeça em 14 de agosto de forma presencial e vai até ao Advento. As inscrições estão sendo feitas utilizando um dos formulários disponibilizado pelo google, ou seja, a experiência digital continua sendo utilizada. Como a paróquia usa o método de expressão catecumenal, as inscrições poderão ser feitas mesmo após o dia 14 de agosto, quando inicia a pré-catequese, até ao Advento, quando o grupo é iniciado no catecumenato. Durante este período de pré-catequese é possível continuar fazendo inscrição. Para isso basta que o catequista coloque o iniciante no mesmo nível dos outros catecúmenos para juntos darem continuidade à caminhada. A catequese da paróquia passou por três fases distintas durante a pandemia: catequese semi-presencial, digital e agora volta ao formato presencial.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
domingo 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por