Bênção das chaves em Jacaraípe, dos anzóis na Praia do Suá e carreata em São Pedro

28 junho, 2020

Na Região Metropolitana de Vitória e Guarapari são 5 paróquias dedicadas a ele e em toda a Arquidiocese 22 comunidades: São Pedro, o apóstolo com mais festas entre nós. Para São Paulo são 1 paróquia e 8 comunidades e, como a festa é dos dois, temos ainda 2 comunidades dedicadas a São Pedro e São Paulo. Final de semana com muitas comemorações e homenagens, pois outras paróquias e comunidades também comemoram a festa destes dois santos da Igreja.

 

 

As festas de São Pedro mais tradicionais acontecem na Praia do Suá e Bairro São Pedro em Vitória, e, em Jacaraípe na Serra. Mas a Serra celebra também com grande força a Festa de São Paulo Apóstolo, em Porto Canoa.

 

Cada um organizou do seu jeito valorizando alguma característica: Jacaraípe com a bênção das chaves na missa das 8h. Praia do Suá com a bênção dos anzóis às 10h30 e, Porto Canoa com arraiá, obedecendo a todas as orientações e recomendações em tempos de pandemia. Em Guarapari a paróquia São Pedro fará uma carreata com bênção das chaves na segunda-feira, 29, dia de São Pedro e São Paulo.

 

A Festa de São Pedro e São Paulo é dia 29, mas a Igreja celebra a solenidade no final de semana mais próximo à data, por não ser feriado. Esta é uma das festas mais antigas. No Sec. IV já era celebrada pelo menos em três locais: uma no Vaticano, outra em São Paulo Fora dos Muros e a outra nas catacumbas São Sebastião.

 

Ao longo do tempo foi ganhando cores e simbologias que nos remetem à vida destes dois grandes apóstolos conhecidos como Colunas da Igreja: redes, barco, chave, referência a São Pedro o pescador escolhido por Jesus para ser o primeiro Papa da Igreja. Manto vermelho, espada e o livro referências a São Paulo decapitado com uma espada e às sete epístolas que escreveu.

 

 

Não podendo estar em todas as celebrações, mas também sem ficar de fora destas festividades, dom Dario Campos, nosso arcebispo presidiu a missa das 9h30 na paróquia São Pedro na Praia do Suá. Na homilia falou da importância dos apóstolos no início da Igreja e os propôs como exemplo para continuarmos a missão de evangelizar nossas Comunidades Eclesiais de Base. Leia a homilia na íntegra aqui.

 

Ao final da missa, pe. Dauri Batisti fez a bênção dos anzóis nas mãos de um pescador, simbolizando a colônia de pescadores, num estaleiro próximo ao Píer.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por