Caminhada e missa encerram atividades 2023

25 novembro, 2023

Uma caminhada pelas ruas de Vila Velha e uma Celebração Eucarística no Convento da Penha marcaram o agradecimento a Deus pelas atividades pastorais realizadas na Arquidiocese de Vitória em 2023.
A saída do Santuário de Vila Velha foi conduzida pela imagem de Nossa Senhora da Penha após as recordações dos estudos sobre a Lumen Gentium e Sacrosanctum Concilium feitas pelos padres Ivo Amorim e Rodrigo Chagas.

Pe. Ivo
A Lumen Gentium é uma constituição que olha para dentro da Igreja. Ser anunciadores de Cristo buscando a unidade em meio à diversidade.

Pe. Rodrigo
A Sacrosanctum Concilium fez uma avaliação e atualização da liturgia para que o povo pudesse participar mais.

Durante o percurso cantos, orações e momentos de silêncio expressaram o carinho e a devoção a Nossa Senhora.
No Convento dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e pe. Abel de Andrade, falaram sobre as Constituições Deus Verbum e Gaudium et Spes.

Dom Franklin
A Constituição Dei Verbum diz que Deus quer falar conosco. E Jesus é a Palavra viva do Pai, por isso, precisamos escutar a Palavra de Deus.
Para que o cristão catolico não se perca no caminho precisa se alimentar da Palavra de Deus.

Pe. Abel
A constituição Gaudium et Spes diz que a vida eclesial nasce em missão e envia em missão. Propõe a
abertura ao diálogo com toda a humanidade e às mudanças sociais.
O documento tem um olhar pastoral e a mensagem central é que a missão da Igreja é oferecer uma compreensão profunda sobre o ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Em seguida, um grupo de adolescentes da paróquia Nossa Senhora da Glória, homenageou Nossa Senhora da Penha com os títulos atribuídos à Mãe de Deus.
A missa teve início após a homenagem e contou com a participação de alguns padres, frades do Convento, diáconos, seminaristas e o povo que participou da caminhada.
Na homilia, dom Andherson referindo-se à Festa de Cristo Rei e leituras do dia afirmou: “Somos cidadãos do Reino já aqui na terra, e esta cidadania deve se tornar presente no jeito como nos compreendemos e nas escolhas que fazemos”.
Dom Andherson acentuou a afirmação de Jesus: “tudo que fizeste e tudo que não fizeste foi a mim que fizeste”. Diante desta afirmação, o Bispo Auxiliar chamou a atenção para a “necessidade de mudarmos nosso jeito de pensar e de viver” e “ reconhecermos no outro o rosto de Cristo”.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 19 junho
quinta-feira 20 junho
sexta-feira 21 junho
segunda-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook