Caminho de Anchieta para jovens

1 dezembro, 2022

Entre os dias 10 a 15 de dezembro, será realizado a  5ª edição da peregrinação de jovens entre 18 a 32 anos, pelos caminhos de Anchieta. Será uma experiência humana e espiritual para aqueles que participarem.

Serão dias de reflexão, convívio e oração com diversas atividades que acontecerão ao longo do percurso. A beleza das praias e suas paisagens contribuirão com as meditações que sustentarão os passos daqueles e daquelas que por meio do itinerário deixarão ser conduzidos numa autêntica atitude de louvor e reverência.

“A caminhada terá algumas paradas para dormir, almoçar, descansar, lanche… Serão dias de partilha, contemplação, oração, criação de grupos, interação entre eles, tudo isso com objetivo de formar jovens com perspectiva e de ajudá-los a perceber o quanto é bom fazer uma caminhada com objetivos, conteúdos que contribuirão com a formação de cada um  “, comenta Pe. Ponciano Petri, Jesuíta.

A peregrinação é algo característico e imprescindível dentro da Espiritualidade Inaciana. Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, é tido como o peregrino por excelência. É algo presente não apenas na vida do Jesuíta como também nas diversas atividades que são propostas no apostolado. O caminho a ser percorrido não pode ser olhado só como o pondo de saída e chegada, mas sim como um percurso que interpela, questiona,  surpreende, molda e prepara para o destino.

Segundo Fabrício Vassoler, um dos organizadores da peregrinação, os dias de caminhada são dias de grandes aventuras. “Nossa expectativa para essa peregrinação é de 30 jovens. Tendo em vista nossa proposta de uma experiência humana e espiritual por meio da comunidade que formamos ao longo do caminho e das acolhidas que receberemos das paróquias por onde passarmos. Um número maior de jovens dificultaria tanto elementos mais práticos e logísticos quanto a experiência pessoal daqueles e daquelas que se proporem a essa aventura”.

Essa é uma oportunidade para o jovem apreciar as ressonâncias que tem povoado seu mundo interior, no desejo de novos elementos para um discernimento fundante em sua vida. É o que viveu o Gabriel Carvalho, da cidade de Lavras – MG. Ele participou da última edição, em dezembro de 2021. “A mais substancial experiência que passei nessa semana foi a de ser cuidado. Não foi tanto a de cuidar, mas fundamentalmente a de ser cuidado. Por detrás do ser cuidado, esconde-se uma palavra magna: o amor.  O amor é o alicerce do cristianismo. A promessa do Cristo é que seus discípulos seriam reconhecidos pelo amor. Os que viam as primeiras comunidades cristãs admiravam-se: olhem como eles se amam! E se Deus é amor, Deus ficou conosco nesses dias, e tanto nos falou! No caminho, meu corpo ficou pesado, meus músculos pareceram ceder, as cãibras incomodaram, meus passos ficaram mais lentos, e junto deles a compaixão daqueles que aguardaram pacientemente a minha marcha lenta. Poderiam seguir adiante e me deixar por último. Mas não. São Cristãos. No cristianismo, chegar na frente não é objetivo, senão amparar os mais sofridos. Compaixão vem de pathos que é sentir; e com – junto de. Em outras palavras é sentir junto”.

Assim como Gabriel, você também pode passar por essa linda experiência do amor de Deus através do outro, basta entrar em contato com o Fabrício, ou realizar sua inscrição no link abaixo.

Contato:
E-mail: [email protected]
Telefone: (31) 997931303

Saída: Convento da Penha

Valor da inscrição R$ 30,00

INSCREVA-SE (clicando aqui)

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 21 julho
segunda-feira 22 julho
terça-feira 23 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook