Candidata de Cariacica encerra semana de sabatinas

27 novembro, 2020

A candidata à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares (PT), foi a última entrevistada da série de sabatinas com os concorrentes às 4 prefeituras que ainda não tem prefeitos definidos no Espírito Santo. O segundo turno das eleições municipais 2020 acontece no próximo domingo (29). As conversas aconteceram desde a última terça-feira e Padre Anderson Gomes ouviu os candidatos de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra.  

Durante a entrevista que começou às 14h, Célia Tavares, falou sobre seus projetos para preservar o meio ambiente e a vida na terra, propostas para a educação, sobre a situação atual do município, sua experiência política, sobre a questão das pessoas em situação de rua e a credibilidade dos políticos em relação às promessas de campanha.

No início da conversa, a candidata afirmou que a Cariacica está vivendo tempos de abandono e relembrou que a cidade já conheceu o crescimento e a democracia no período que Helder Salomão foi prefeito e ela foi secretária de Educação. Além disso, Célia destacou que – caso seja eleita – este será um marco histórico, pois ela será a primeira mulher prefeita não só de Cariacica, mas da Região Metropolitana. Entre um dos questionamentos Padre Anderson indagou sobre como a candidata visualiza a Igreja nos tempos atuais e Célia replicou falando de sua experiência como filósofa e como profissional e que até recentemente foi professora dos seminaristas da Arquidiocese de Vitória.

“Passei 18 anos ajudando a formar profissionais e sempre disse para os meus alunos que a Igreja tem um papel fundamental e a questão a se perguntar é ‘que tipo de Igreja quero? Uma Igreja ritualista ou quero uma Igreja viva, que se reconheça no irmão?’ Pois foi isso que Jesus ensinou para nós, quando você dá de comer a quem tem fome, quando você dá de beber a quem tem sede. E é essa Igreja que eu acho que devemos cuidar. Eu sou dessa Igreja, nasci e vivi nessa Igreja em Nova Brasília. E eu gostaria que essa Igreja fosse respeitada. Eu respeito todas as religiões”.

Em seu plano de governo, a candidata afirma que houve uma queda nos investimentos e redução no número de vagas e apresenta 13 propostas para a área da educação. Sobre as prioridades para educação Célia reforça que quando foi secretária de educação trabalhou pela gestão democrática; pelo acesso, que é a matrícula; pela permanência, porque existe muita evasão; pela qualidade do ensino e pela questão da estrutura.

“E agora nós vamos retomar, cumprir o plano municipal de educação que tem 20 metas e diz que em 2024 nós temos que ter no mínimo 50% das crianças de 0 a 3 anos na escola e temos que ter todas de 4 a 5 anos estudando. Ensino médio, nós temos que articular junto com o Estado para garantir ensino de qualidade. Vou retomar a gestão democrática, a garantia de infraestrutura, valorização dos trabalhadores e precisamos garantir mais creches. Hoje o grande apelo que se faz na educação é que as famílias tenham mais creches”.   

Nesta série especial, desde a última terça-feira (23), foram entrevistados os candidatos de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB); os de Vitória, Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT); no município de Serra, apenas Sérgio Vidigal (PDT) compareceu a entrevista e seu adversário alegou incompatibilidade de agenda para participar e os candidatos de Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT). A organização da série de sabatinas foi do Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Vitória.  

Confira como foram as entrevistas de todos os candidatos dos 4 municípios da Grande Vitória.

Candidatos de Vila Velha

1- Arnaldinho Borgo – Podemos

2 – Max Filho – PSDB

Candidatos da Serra

1 – Fábio Duarte – Rede- Ausente

2 – Sérgio Vidigal – PDT

Candidatos de Vitória

1 –Delegado Pazolini – Republicanos

2 – João Coser – PT

Candidatos de Cariacica

1Euclério Sampaio – DEM

2 – Célia Tavares – PT

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook